CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/11/2019

    Combinando cores: saiba como montar um look com diferentes peças neon

    Montar looks com as cores fortes é um desafio, mas algumas dicas podem ajudar você a fazer as escolhas certas 

    ©DIVULGAÇÃO
    As peças coloridas continuam com tudo na próxima estação, mas, para muita gente, ainda é um desafio compor looks combinando esses tons. 

    Realmente, é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose, e essa atenção precisa ser redobrada se as cores são neon, porque, como estamos falando de peças marcantes, dificilmente os exageros e erros passam despercebidos. 

    Qual é a novidade? 

    Especialmente no verão, o neon não é novidade, porque esse tipo de tom valoriza o bronzeado, e o mundo da moda sabe e abusa disso. Acontece que, justamente por serem peças que já se destacam por si mesmas, antes, a tendência era usar o neon em apenas parte do look, combinando com cores mais neutras. 

    Mas moderação não é mais a palavra da vez: o neon agora está sendo usado em várias peças e acessórios — às vezes tudo junto, no mesmo look. Combinar cores tão vibrantes de forma certeira não é para qualquer um, mas algumas dicas podem ajudar. 
    Qual é o segredo para combinar as cores em look? 

    O segredo para construir looks com mais de uma peça neon é o mesmo segredo já conhecido por quem costuma combinar várias cores: conhecer o círculo cromático. 

    O que é círculo cromático? 

    O círculo cromático — ou círculo de cores — é representado por uma paleta de cores que tem como base as três cores primárias: amarelo, azul e vermelho. 

    As cores secundárias, laranja, roxo e verde, também compõem o círculo e são formadas pelas misturas das primeiras. As outras cores, também chamadas de terciárias, se originam das misturas entre as primárias e as secundárias. 

    Quem trabalha com moda já costuma ter esse círculo na cabeça, mas, se esse não é o seu caso, basta dar um Google para conhecê-lo. Se você está começando a ousar nas combinações agora, pode ser uma boa ideia imprimir o círculo e consultá-lo na hora de montar os looks. 

    E como eu uso o círculo de cores? 

    O círculo divide as cores em famílias e você vai usar essa separação na hora de pensar nos seus looks coloridos neon. A opção menos arriscada é investir em visuais monocromáticos, ou seja, com itens de apenas uma cor do círculo, variando apenas o tom. 

    Mas o círculo cromático também deve ser a base para quem quer misturar cores. Uma dica é combinar cores análogas, ou seja, que estão lado a lado no círculo, como azul e verde ou vermelho e rosa, por exemplo. Essas cores são harmônicas e, por isso, mais fáceis de combinar entre si. 

    É possível ousar mais ainda, mesmo assim tendo o círculo como base para não errar. Estamos falando das combinações com cores complementares, localizadas em lados opostos do círculo, como o roxo e o amarelo. 

    A combinação complementar costuma misturar cores com temperaturas diferentes e é ótima para pessoas altas. Escolher uma peça de cima numa cor que complementa a de baixo, por exemplo, divide a silhueta e dá a impressão de que a pessoa é um pouco mais baixa. 

    Por último, e num nível mais ousado, existem ainda as composições combinando cores tríades, juntando três tons igualmente distantes no círculo de cores, como roxo, laranja e verde. 

    Especialmente se estamos combinando peças e acessórios neon, essa opção é para quem não tem medo de ser notada. Mas isso não quer dizer que a combinação tríade não possa ser harmônica. 

    De novo, com base no círculo cromático, misturar três cores como essas causa um efeito conhecido como color blocking, resultando em um visual bastante despojado e casual. 

    O que tudo isso tem a ver com personalidade? 

    Alguns estudiosos de moda afirmam que as cores que a gente escolhe refletem a nossa personalidade e estado de espírito. Misturar cores, então, pode ser uma boa forma de misturar sentimentos e transmitir diferentes sensações. 

    Enquanto cores mais neutras, como o preto, o branco, o cinza ou o marrom sugerem seriedade e estabilidade, os looks mais coloridos e chamativos, como é o caso dos tons neon, já sugerem, por si só, que a pessoa é descolada. 

    Veja o que sugerem as principais cores: 

    • Azul: tranquilidade e confiança; 
    • Vermelho: paixão e força; 
    • Verde: bom humor; 
    • Roxo: sofisticação e criatividade, 
    • Amarelo: felicidade. 
    E você? Costuma escolher as cores das suas roupas pelo seu estado de espírito? Tem coragem de ousar, combinando cores neon? Aproveite nossas dicas e saia de casa brilhando como o verão. 



    Imprimir