CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/10/2019

    SAÚDE| 6 doenças que um otorrino pode tratar

    ©REPRODUÇÃO
    A otorrinolaringologia é uma especialidade médica focada no tratamento de doenças do ouvido, nariz, boca, pescoço e cabeça, suas características são clínicas e cirúrgicas e seu atendimento. 

    A avaliação médica de um otorrino é muito importante, pois será ele quem irá identificar a doença e também encaminhar o paciente para o tratamento, são muitas doenças que poderão ser tratadas por esses profissionais e iremos citar algumas a seguir: 

    1. Labirintite 

    É uma doença muitas vezes causada por uma infeção, mas também pode ser causada por outros fatores mais raros, como reações alérgicas ou doenças neurológicas. Essa doença é um pouco difícil de ser diagnosticada, pois seus sintomas são semelhantes a várias outras doenças, por esse motivo um profissional nesta área é indispensável. 

    Seus sintomas são: 

    · Queda de cabelo; 

    · Desequilíbrio; 

    · Perda de audição; 

    · Zumbidos frequentes no ouvido; 

    · Tontura; 

    · Vertigem (a impressão que tudo em sua volta está girando); 

    · Vômito e náuseas. 

    A labirintite costuma desaparecer sozinha, sendo raro um caso a onde a interferência clínica seja necessária. 

    2. Rinite 

    Uma doença muito comum é a Rinite, ela pode durar alguns minutos ou dias, ou no caso da rinite crônica, os sintomas podem durar meses. Essa doença pode se dividir em quatro tipos, rinite infeciosa, rinite não alérgica, rinite alérgica e rinite mista, e deverá ser pela avaliação médica que você saberá qual é o tipo que te afeta e também o tipo de tratamento adequado. 

    Nos casos de rinite mais simples a melhora surge efeito quase uma semana após o início do tratamento, mas nos casos mais graves o acompanhamento médico será indispensável. É importante lembrar que não se deve realizar a automedicação em nenhum desses casos, somente um Hospital Otorrino ou um médico da área poderá diagnosticar a doença e informar os medicamentos necessários. 

    3. Otite 

    Uma doença bastante comum em crianças, seus sintomas vão desde febre, perda de apetite, dificuldades para dormir e dores de ouvido. Seu diagnostico apenas pode ser feito por um profissional da área assim como seu tratamento, caso não for tratado corretamente a criança poderá ter outras complicações, como: perfuração do tímpano, problemas auditivos e seu desenvolvimento infantil atrasado. 

    As principais causas dessa doença é por bactéria e vírus, e seu diagnostico é feita de forma bem simples e rápida, mas seu tratamento varia desde medicação com antibióticos a cirurgias, pois essa doença pode apresentar três tipos diferentes. 

    4. Laringite 

    Laringite é uma inflamação que faz com que as cordas vocais fiquem irritadas ou inflamadas e tem como consequência tornar a voz do paciente rouca ou áspera por dias ou semanas sem que tenha um motivo aparente para tal. 

    Essa doença se divide em três: laringite crônica, laringite por refluxo e laringite aguda. Seu diagnostico se dá por exames físicos e seu tratamento costuma ser muito simples, já que envolve descansar a voz, evitar fumo e ingerir bastante líquido. 

    5. Adenoide 

    A primeira coisa que devemos informar sobre adenoide é que ela não é uma doença ou sintoma, uma vez que todos nascemos com ela. Adenoide é o nome que se dá ao conjunto de tecido linfático que pertence ao nosso sistema imunológico, sua principal função é proteger nosso corpo de micro-organismos invasores. 

    Essa camada protetora começa a se desenvolver aos dois anos de idade, e seu pico de crescimento ocorre do terceiro ao quinto ano, parando de crescer aos seis e assim regredindo. O problema acontece quando a adenoide não regride e os problemas começam a aparecer entre o sexto ao sétimo ano, já que isso vai enfraquecer o sistema imunológico e ainda pode evoluir para outras doenças respiratórias. 

    Por ser um problema interno somente um otorrinolaringologista profissional poderá diagnosticar e encaminhar o tratamento, que é uma operação cirúrgica bem simples ou através de medicamentos. 

    6. Sinusite 

    Muitas vezes confundida erradamente com a rinite, a sinusite é uma doença que se dá pela inflamação mucosa na região do crânio na região frontal da face, como nariz, olhos e maçãs do rosto, também conhecidas como seios da face. 

    Existem dois tipos de sinusite, a sinusite aguda e a crônica, ambas são diagnosticadas por um médico e devem ser tratadas com os medicamentos indicados pelo mesmo, lembrando-se que em alguns casos é necessária uma operação cirúrgica para o tratamento.



    Imprimir