CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/10/2019

    BATAGUASSU| Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de Vacinação contra o Sarampo


    A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem, dia 7 de outubro, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2019.

    De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, acompanhando a estratégia nacional, a campanha no município ocorrerá em duas etapas: até o dia 25 de outubro, a vacinação atenderá crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), com o "Dia D" de vacinação marcado para o dia 19 de outubro.

    No período de 18 a 31 de novembro, por sua vez, será realizada a vacinação de jovens e adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos, com "Dia D" de mobilização desenvolvido no dia 30 de novembro.

    Durante a campanha, nas datas específicas, as vacinas estarão disponíveis para ambos os grupos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município em horário normal de expediente. Para ser imunizado, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação.

    Maria Angélica lembra que desde o final de 2017, a vacina tríplice viral para adultos já é rotina para pessoas de 29 a 49 anos. "Dessa vez, por meio da campanha, serão atendidos adultos de 20 a 29 anos".

    Dados do Sarampo

    Nos últimos 90 dias, conforme o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE).

    Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano e dois em adultos com 31 e 42 anos.

    Saiba mais

    O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

    Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso;

    Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.  

    Por: Bianca Lima



    Imprimir