CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/10/2019

    BATAGUASSU| Em andamento, Campanha Outubro Rosa já oferece exames preventivos gratuitos para mulheres do Município

    A 7ª edição da Campanha Outubro Rosa teve início no último sábado, dia 28 de setembro, em Bataguassu

    ©DIVULGAÇÃO 
    Através da parceria com o ônibus da Cassems, foram realizadas 44 mamografias e 48 exames preventivos na data, atendendo pacientes do SUS e de convênios médicos.

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a meta este ano é atender 3 mil mulheres durante todo o mês de outubro. "Fazemos a campanha desde o primeiro ano da atual administração e o Outubro Rosa só vem crescendo. Durante a ação, já foram detectadas várias situações que necessitaram de encaminhamento médico e consequentemente várias pacientes foram encaminhadas para tratamento. Por isso destacamos a importância do público feminino procurar sua unidade de saúde de referência e agendar seus exames, que são ofertados de forma gratuita", comenta.
    ©DIVULGAÇÃO
    Dentro da programação, Maria Angélica destaca a presença da carreta do Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor), que permanecerá em Bataguassu por uma semana ( de 21 a 25 de outubro), oferecendo atendimentos gratuitos para as mulheres e frisa que no dia 19 de outubro, sábado, haverá uma grande mobilização simultânea na Secretaria Municipal de Saúde e no Sindicato Rural de Bataguassu, com a oferta, inclusive de atendimentos voltados a homens com a presença de um urologista antecipando a campanha Novembro Azul e também de médico dermatologista.

    "É importante que todos os interessados em orientações médicas que procurem as unidades e realizem seus agendamentos de forma gratuita", lembra.

    A secretária informa ainda que a campanha deve ser encerrada com a inauguração da Clínica da Mulher e destaca que a partir de então, a unidade concentrará todos os atendimentos especializados voltados ao público feminino.

    "O nosso mamógrafo digitalizado será remanejado para a Clínica da Mulher assim como os exames de ultrassonografia e atendimentos na área de ginecologia passarão a ficar concentrados no local", observa. Atualmente dois médicos ginecologistas atendem diariamente em Bataguassu através de encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

    Com o atendimento especializado, o município passará a atender também os municípios de Anaurilândia, Brasilândia e Santa Rita do Pardo.

    PROGRAMAÇÃO

    Durante essa semana, as unidades de saúde estarão abertas no período noturno (das 18 às 21 horas) para atender as mulheres com oferta de exames preventivos de colo de útero e de mama.

    Na segunda-feira, dia 30 de setembro, os atendimentos foram concentrados no ESF Central. Ontem, 1º de outubro, o atendimento ocorreu no ESF "Dr. Rubens Kimura", no Jardim Santa Maria. Nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, o atendimento será no ESF Jardim Acapulco. Já no dia 3 de outubro, quinta-feira, o atendimento será no ESF São Francisco e na sequência, dia 4 de outubro, o atendimento será no ESF "Dr. Lúcio Ferreira Rosa ", no Jardim Campo Grande.

    Confira a programação completa

    05/10 - "Dia D" na Secretaria Municipal de Saúde com oferta de exames de colo de útero e de mama (preventivos), exames clínicos / USG de mama, atualização de vacinas e testes rápidos, das 8 às 16 horas;

    06/10 - Atividades esportivas / Nasf no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 8 horas;

    09/10 - Zumba na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 19 horas;

    10/10 - "Dia D" no ESF Rural com oferta de exames de colo de útero e de mama (preventivos), exames clínicos / USG de mama, atualização de vacinas e testes rápidos, a partir das 8 horas;

    15/10 - Projeto "Cuidar de quem Cuida" na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 20 horas (horário de Brasília);

    19/10 - Atividades diversas / Multivacinação no Sindicato Rural de Bataguassu e na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 16 horas (horário de Brasília);

    21 a 25/10 - Oferta de exames de colo de útero e de mama (preventivos) com participação da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas;

    26/10 - "Dia D" ESF "Emiko Resende", no Distrito de Nova Porto XV, das 8 às 15 horas (horário de Brasília);

    01/11 - Encerramento da campanha Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul; apresentação da Companhia de Teatro Mirabolante, de Fernandópolis; distribuição de prêmios, e show na sede do Caps.



    Por: Bianca Lima



    Imprimir