CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/09/2019

    Programa de prevenção ‘Odontologia para Bebês’ leva atendimento até Naviraí no próximo sábado (21)

    ©DIVULGAÇÃO
    O município de Naviraí, distante 370 km da capital, recebe neste sábado (21), às 8h, atendimentos e palestras sobre saúde bucal com o programa de prevenção “Odontologia para Bebês”. O programa foi idealizado para levar conhecimentos odontológicos aos pais, colaborando assim, para a prevenção e manutenção dos dentes e gengivas dos pequenos, de zero a cinco anos. Esses atendimentos são uma extensão do existente em Campo Grande, desde 2006, e funcionam no mesmo formato que o da Capital. A odontóloga Heloisa Helena Nunes da Cunha é a profissional responsável pelo programa, juntamente com a auxiliar de Saúde Bucal Sabrina Crivelli.

    A beneficiária Salete Marina dos Santos, de Nova Andradina, levou o filho, de 3 anos, para ser atendido pelo programa. Para ela, a palestra “foi muito boa e eu recomendaria para todos. Foi a primeira vez dele com um dentista e ele ficou bem calmo, até me surpreendeu”.

    Também de Nova Andradina, Thais Bastos levou a filha, de 1 ano e 8 meses, para realizar sua primeira consulta com um dentista. Ela conta que “já tinha vontade de levá-la ao dentista até que uma amiga minha me contou dessa palestra. Achei muito bom o curso. Está tudo bem com a dentição dela e agora é continuar cuidando”.

    A moradora de Coxim, Fernanda de matos Teixeira salienta a dificuldade de encontrar algumas especialidades no interior. “Achei o programa bem interessante e importante porque aqui no interior a gente fica um pouco desprovido de certas especialidades, então, quando vem programas assim, é muito bom porque a gente quer o melhor para os nossos filhos. Eventos como esse, nos enriquecem de conhecimento e traz benefícios para as nossas crianças”, destaca.

    Um dos odontólogos responsáveis pelo programa, Fernando Lamers salienta que a prevenção é a melhor forma de garantir uma boa saúde bucal para as crianças. “Esse programa transforma toda a sociedade, porque esses beneficiários que estão aqui vão passar para os seus filhos”.

    A odontóloga Heloisa Helena Nunes da Cunha, também responsável pelo programa, explica que o “Odontologia para Bebês” oferece esse tipo de atendimento especial há mais de 10 anos e que “ele foi criado com a intenção de melhorar a saúde bucal das crianças e prevenir problemas futuros”.

    A dentista afirma ainda que quanto mais precoce é feita a prevenção, melhor é para a saúde da criança e, depois, do adulto. “O primeiro contato que a gente tem com os pais é por meio de uma palestra de orientação educativa e preventiva. Depois a gente faz o atendimento clínico, se necessário”.

    Para a diretora de Assistência Odontológica da Cassems, Denise Sakae, a expansão do programa mostra que o método adotado, baseado na prevenção e na promoção da saúde bucal, é eficaz por apresentar resultados satisfatórios na criança e familiares, uma vez que, ao receberem informações corretas, ocorre a mudança de hábitos nocivos, bem como a prevenção de problemas bucais.

    “A intenção da Caixa dos Servidores é expandir o atendimento para o interior levando os benefícios do atendimento precoce que, além de resultar em saúde bucal, se torna uma rotina de cuidados”.

    Odontologia para Bebês 

    O programa foi criado, em 2006, com a intenção de melhorar a condição de saúde bucal das crianças e prevenir problemas futuros. Quanto mais precoce a prevenção e o atendimento, melhor para a saúde da criança. O primeiro contato é com os pais por meio de uma palestra de orientação educativa e preventiva. Depois o atendimento é realizado, caso haja necessidade. A expansão do programa visa levar para o interior esse atendimento precoce.

    Para participar do programa, os pais devem se cadastrar para as palestras, onde eles terão informações sobre hábitos alimentares, higienização, traumas, entre outros. Após a palestra, é realizada a primeira consulta clínica do bebê com atendimento individual e os pais são orientados de acordo com a faixa etária da criança.

    Algumas crianças chegam para o primeiro atendimento já com atividade de cáries que são decorrentes, na maioria dos casos, de hábitos nocivos como mamadas ao seio durante a noite, mamadeiras açucaradas, associados à falta de higiene. Devido a este quadro, no programa também são realizados procedimentos restauradores e preventivos. Os retornos serão trimestrais, até a criança completar cinco anos de idade, quando deverá ser direcionada à Odontopediatria.

    Serviço

    Para mais informações ou realizar um agendamento, entrar em contato pelos telefones 3309-5394, em Campo Grande, e 3033- 8359, em Dourados.

    ASSECOM



    Imprimir