CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/09/2019

    Melanina: conheça mais sobre a proteína que dá cor a nossa pele

    Entenda mais sobre o papel da melanina e tire suas principais dúvidas sobre o assunto. 

    ©huffpost.com 
    Considerada uma importante proteína do corpo, a melanina é responsável pela coloração de nossa pele, cabelo e olhos. 

    Ela funciona como uma verdadeira aliada na hora de proteger nosso corpo (e principalmente a pele) da exposição solar, sendo essencial para o organismo. 

    No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre a melanina, entendendo seu papel em nossas vidas. 

    Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura na íntegra! 

    Mas afinal, o que é melanina e qual a sua importância? 

    Considerada uma importante proteína biológica, a melanina é responsável por determinar a cor da nossa pele, olhos e cabelos. 

    Sua coloração geralmente é mais marrom e a produção de tal substância é feita pelos melanócitos, células localizadas nas camadas da pele. 

    Para quem pensa que a melanina só serve para promover coloração estrutural, está muito enganado! 

    Essa substância é capaz de proteger o nosso organismo contra os danos da radiação ultravioleta proveniente do sol. 

    Quando a incidência de raios solares é grande (principalmente quando há exposição solar), nossos melanócitos agem em defesa do organismo e passam a produzir mais melanina. 

    Assim, essa importante proteína funciona como um mecanismo de defesa essencial para prevenir os danos celulares causados pela radiação solar. 

    Quando o excesso de melanina se torna um problema? 

    Apesar da melanina ser importante até para prevenir doenças como o câncer de pele, o excesso dessa proteína pode gerar melasma, que corresponde a manchas amarronzadas pela pele. 

    Quando ocorrem alterações hormonais ou alguns processos inflamatórios no organismo, o corpo pode responder com uma maior atividade dos melanócitos, aumentando as concentrações de melanina e sua deposição sobre as células que formam a epiderme (camada superior da pele). 

    Como a exposição ao sol também potencializa tal produção, é essencial abusar do protetor solar de alta proteção em áreas que ficam expostas à radiação. Assim, é possível minimizar os problemas com o melasma e garantir uma pele mais saudável. 

    Embora o melasma possa comprometer a estética, existem vários procedimentos para minimizar as manchas, incluindo: microagulhamento, laser, peeling ou uso de dermatocosméticos específicos para o quadro. 

    Os resultados podem ser bastante satisfatórios, mas lembre-se que o acompanhamento médico é essencial para evitar a piora do quadro e comprometimento até da auto estima e beleza da paciente. 

    Deficiência de melanina 

    Por se tratar de uma proteína muito importante para o organismo, a ausência ou diminuição da produção normal de melanina pode comprometer bastante a saúde. 

    Quando ocorre algum tipo de deficiência, condições como o vitiligo, albinismo e o câncer de pele podem ser causados. 

    Como podemos estimular a produção de melanina? 

    Por meio da alimentação, é possível estimular a produção de melanina de forma natural, mantendo a pele bem protegida das radiações UVA e UVB provenientes do sol. 

    Vamos conferir uma listinha com os principais alimentos para potencializar a ação e produção da melanina tecidual? 

    · Proteínas animais como ovos, peixes, carnes; 

    · Derivados do leite; 

    · Vegetais coloridos como pimentão vermelho e cenoura; 

    · Nozes e castanhas; 

    · Frutas como melancia, morango, goiaba, melão, mamão, laranja e damasco. 

    O que mais podemos fazer para manter a pele protegida? 

    Além de cuidar da melanina de nossa pele, existem várias ações que podemos tomar para que ela esteja ainda mais saudável e bem cuidada. Que tal conferir? 

    1. Nunca esqueça o filtro solar 

    Parece clichê ficar falando disso, mas o uso diário de filtro solar é realmente importante. 

    Além de prevenir o envelhecimento precoce, diminuindo complicações como rugas e linhas de expressão, a proteção solar vai prevenir câncer de pele, manchas e doenças que podem ser muito sérias para a saúde. 

    No rosto e em áreas bastante expostas (como mãos, braços e colo), é ideal utilizar fatores de proteção mais altos, com no mínimo FPS 30 e reaplicar durante o dia – principalmente nas peles mais clarinhas, que possuem menos melanina. 

    2. Hidrate bem sua pele 

    Manter a pele bem hidratada é sinônimo de saúde. Quando os espaços celulares não estão preenchidos por água, as rugas começam a aparecer mais, abrindo espaço para uma pele envelhecida e com aspecto não muito atraente. 

    Além disso, a água vai ser crucial para manter as reações metabólicas ocorrendo da maneira correta, fazendo com que o órgão esteja muito bem cuidado. 

    Lembre-se: a hidratação deve ser interna e externa, por isso abuse do consumo de água e cremes para sua pele – principalmente se for mais ressecada. 

    3. Jamais durma com maquiagem 

    Apesar de ser tentador dormir com maquiagem e não ter com o que se preocupar durante a noite, esse terrível hábito pode comprometer sua pele e trazer o envelhecimento ainda mais rapidamente. 

    Quando dormimos com maquiagem, nossos poros ficam cheios de impurezas, evitando a respiração do tecido. Desta maneira, surgem os temidos cravos e espinhas e condições como rugas e linhas de expressão se tornam ainda mais aparentes – principalmente quando a idade começa a pesar. 

    Por esse motivo, deixe a preguiça de lado e não se atreva a dormir com maquiagem, prezando por uma pele mais jovem, lisinha e bonita. 

    Outros aspectos importantes 

    Produzida por células da nossa pele, a melanina não é responsável apenas pela coloração dos olhos, cabelos e pele. Na verdade, ela é importantíssima para manter os efeitos da radiação solar mais longe. 

    Funcionando como uma barreira, ela é capaz de deixar o organismo mais protegido aos temidos raios UVA e UVB, que causam danos à nível celular e que podem gerar até câncer de pele. 

    Por esse motivo, manter a pele bem protegida e estimular a produção de melanina por meio da alimentação são ações muito relevantes para prezar não só pela estética, mas também pela saúde e qualidade de vida – principalmente a longo prazo. 

    Em caso de dúvidas, procure sempre um dermatologista para cuidar da saúde da sua pele e jamais esqueça o filtro solar, a hidratação e a retirada da maquiagem! 



    Imprimir