CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/09/2019

    CAPITAL| Vereador Carlão sugere instalação de detectores de metais portáteis nas Escolas Municipais

    ©DIVULGAÇÃO
    Agora é Lei! O prefeito Marquinhos Trad sancionou a Lei Nº 6.269/19 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) visando à instalação de detectores de metais para fiscalizar a entrada das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). Carlão afirmou durante a sessão desta quinta-feira (05), que a lei é autorizativa visando prevenir situações que possam colocar em risco alunos e toda equipe que atua nas escolas. Mas que pretende indicar ao prefeito, inclusive através de emenda de sua autoria a LOA (Lei Orçamentária Anual) dotação orçamentária para reformas nas escolas e aquisição de detectores portáteis.

    “Esses detectores portáteis são bem mais baratos o que facilitaria a execução da Lei, prevenindo a violência nas escolas. Ontem à tarde estive na escola do Coronel Antonino e a diretora me relatou a situação precária da parte elétrica da escola. Minhas emendas serão para reforma em escolas e também para a segurança. Também sou autor da Lei 5.517/15 que prevê a instalação de cercas elétricas em todas as escolas públicas municipais. São medidas que melhoram a segurança no ambiente escolar. Nas escolas novas já seria possível a instalação dos detectores tipo portais”, ponderou.

    A Lei prevê que estes equipamentos deverão fazer a detecção de armas de fogo e armas brancas – facas, estiletes, navalhas, punhais, barras de ferro, ferramentas industriais, entre outras. Deverão ter prioridade na instalação dos equipamentos de segurança, as escolas, independente do porte, que possuam históricos de violência dentro do pátio e/ou em seu entorno.

    “O prefeito vetou a parte que estipularia prazo para a execução da Lei, ou seja, o Executivo vai instalar esses equipamentos quando possível. Mas acredito que no ano que vem já poderemos ter esses equipamentos”, disse Carlão.

    Questionado pelo jornalista Eduardo Penedo sobre a possibilidade de na devolução do Duodécimo da Câmara ao Executivo, parte dos recursos ser destinado à compra desses equipamentos, Carlão afirmou gostar da ideia.

    “Boa ideia, vou pleitear que na destinação desses recursos, cerca de 30% seja para investimento nas escolas, especialmente na segurança delas”.

    Por: Janaina Gaspar



    Imprimir