CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/08/2019

    TRÊS LAGOAS| Meio Ambiente reforça ação para coleta seletiva de vidros

    ©DIVULGAÇÃO
    Sempre preocupada com as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está reforçando a conscientização quanto ao descarte de lixo reciclável.

    Desta vez, o foco da ação é o vidro, material que sempre é jogado de forma irresponsável na natureza, podendo causar acidentes, lesões e poluir o meio ambiente. Além disso, garrafas podem acumular água e causar a proliferação do mosquito da dengue.

    A Cooperativa de Reciclagem Arara Azul passou a receber também embalagens de vidro no início deste ano. A iniciativa é resultado da parceria da Cooperativa junto à Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro - do Estado de São Paulo.

    Para colaborar, o cidadão deve separar o material e colocá-lo com cuidado em saco plástico para que a Coleta Seletiva o recolha e encaminhe para a Coopazul. São reaproveitados potes de alimentos, frascos de remédios, perfumes, garrafas de sucos, cervejas e outras bebidas. A população pode contribuir também com garrafas de cerveja “long neck”, que não há reutilização no comércio.

    Além de contribuir com o meio ambiente, esta coleta seletiva é o sustento de 25 famílias que vivem exclusivamente da reciclagem. A SEMEA alerta que o morador deve ficar atento aos dias que o caminhão da Coleta Seletiva passa nos bairros.

    Uma das características únicas do vidro, é que o mesmo pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo da reciclagem, sem nenhuma perda material. Isso é possível pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato.

    Obs: Vidros temperados como os utilizados em portas, janelas e para-brisa de carros, não são coletados pela cooperativa.

    COLETA SELETIVA

    A Empresa Financial faz a coleta seletiva em todos os bairros do Município uma vez por semana. Os materiais recicláveis devem estar armazenados e separados em sacos verdes, sendo papel, plástico, metal e vidro em cada. O lixo orgânico (resto de comida e semelhantes) não seja reciclável, deve ser separado.

    Caso ainda não possua os sacos verdes, o morador pode solicitar gratuitamente na Financial pelo telefone (67) 3524-8350. Informações sobre o sistema de coleta, dias de recolhimento e outros, podem ser obtidos pelo telefone da SEMEA: (67) 3929-1249.

    Para quem quiser levar o lixo até a Cooperativa e conhecer o trabalho de reciclagem, o endereço é Rua New York, número 348 - Vila dos Ferroviários, próximo à Saída para Campo Grande.

    ASSECOM



    Imprimir