CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/08/2019

    Sebrae apoia setor do segmento audiovisual para fortalecer economia criativa no Estado

    Colegiado audiovisual realiza reunião nesta terça (20) para analisar edital que fornece subsídio para 15 séries locais

    ©DIVULGAÇÃO
    Grupo de produtores audiovisuais sul-mato-grossenses trabalham com linhas específicas de editais que forneçam subsídios aos empreendedores. Esse é o caminho traçado para fomentar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. Com este objetivo, o Colegiado Audiovisual Estadual promove um encontro nesta terça-feira (20) com toda a classe audiovisual do Estado, no auditório da TVE MS.

    O Sebrae já implementa iniciativas incentivando o segmento audiovisual, por meio dos projetos Destinos turísticos Inteligentes e MS Investe Turismo, como parte da Economia Criativa. “Nosso objetivo é atender cada elo da cadeia produtiva para que possam prosseguir juntos”, afirma a analista técnica do Sebrae/MS, Anekelly Oliveira Machado.

    A instituição de apoio aos pequenos negócios considera o apoio ao setor essencial para que também sejam empresas de sucesso. “Cada edital que conseguem é mais recurso entrando no Estado, então é mais emprego, mais dinheiro circulando aqui dentro, envolvendo todos os negócios de alguma forma", disse Anekelly Oliveira Machado.

    Um dos gestores do Colegiado Audiovisual Estadual, Fabio Flecha, explica que a economia criativa é um dos segmentos que mais agrega pessoas trabalhando e mais dinheiro circulando. O Fundo Setorial do Audiovisual destina 30% dos recursos para a região Centro Oeste, Norte e Nordeste, sem a necessidade de competir com grandes mercados como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Na reunião desta terça o grupo discute o edital Fluxo Contínuo Produção Televisão do FSA/ANCINE, que disponibilizará em torno de R$ 6 milhões para fomentar até 15 séries e documentários realizadas por produtores locais. As séries serão exibidas posteriormente na grade de programação da TVE Cultura.

    As áreas criativas hoje têm um campo vasto, explica Fabio Flecha. Porém, o relevante nesse processo é que os empreendedores tenham apoio, principalmente, na formação com o planejamento, projetos e roteiros. “O Sebrae abriu esse espaço e ajuda a movimentar o setor e prepará-lo para disputar por incentivos”.

    O Sebrae disponibiliza salas para reuniões quinzenais entre os membros do Colegiado Audiovisual. O grupo utiliza o local como laboratório de desenvolvimento de projetos e capacitação para captarem recursos de editais e aproveitar as oportunidades que o mercado tem oferecido.

    ASSECOM



    Imprimir