CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/08/2019

    Ministro Sérgio Moro envia representantes para Fórum de Segurança Pública que será nesta quinta-feira (22)

    O 2º Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, promovido pela Comissão de Segurança Pública (CSP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), será realizado nesta quinta-feira (22), com entrada gratuita. Entre os palestrantes convidados, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviados pelo Ministro Sérgio Moro.

    O objetivo do evento é debater a situação de fronteira e assuntos de interesse da Segurança Pública do Estado, além de promover a integração entre as forças de segurança, sociedade civil e entidades da área, na busca de soluções aos problemas existentes.

    Serão ao todo cinco painéis. Entre os convidados, os representantes do Ministro Sérgio Moro. São eles: Eduardo Maia Bettine Coordenador-Geral de Fronteiras; e Mário Robson que é Coordenador do Arco Central da Coordenação-Geral de Fronteiras e Policial Federal.

    Os outros debatedores são: o Ministro de Fronteiras de Portugal, Carlos Alberto Matos Moreira; Ministro Arnaldo Giussio, da Secretaria Antidrogas do Paraguai; Consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), General Carlos Alberto dos Santos Cruz; Superintendente Regional da Polícia Federal, Cléo Matusiak Mazzotti; Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Alexandre Gomes da Silva e o Delegado da Receita Federal em MS, Edson Ishikawa.

    Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, a Advogada Cláudia Paniago cita que o Fórum destina-se a discutir temas importantes para a segurança pública em MS, especialmente na faixa de fronteira. “Busca trazer novas perspectivas para a situação, com foco em soluções, notadamente aquelas relacionadas à inteligência e desenvolvimento. Além disso, visa partilhar experiências com a participação de autoridades de Portugal e do Paraguai”.

    A Vice-Presidente da Comissão, Isabela Saldanha, destaca que “é impossível resolver o problema de segurança pública no Brasil sem considerar a nossa fronteira”. Por isso, a importância do evento.

    De acordo com o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, problemas das fronteiras de MS afetam todo o país e medidas de combate são imprescindíveis. “É necessário que façamos nossa contribuição, imediatamente, na busca de soluções para essa situação. Assim como toda a sociedade, os setores de comércio, indústria e serviços sofrem com a criminalidade, o contrabando e o descaminho. Portanto, para combater os problemas de segurança na fronteira e mitiga-los ao máximo, estamos junto com a OAB/MS realizando esse fórum para debater nacionalmente essa questão”, afirmou.

    Serviço

    O Fórum Permanente de Segurança na Fronteira começa às 7h30 desta quinta-feira, no Auditório da Universidade Estadual (UEMS), que fica na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155 – (Rod. MS-080), em Campo Grande, e conta com a realização da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS).

    Tem o apoio do Governo de MS, Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (ADESG), Fundação de Cultura de MS, Clube Estoril e rede de supermercados Comper.


    ASSECOM



    Imprimir