CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/08/2019

    Lideranças debatem ações para geração de negócios sustentáveis no Pantanal

    No Sebrae, entidades elaboram carta pelo turismo e sustentabilidade na oficina “Oportunidades de Negócios Sustentáveis para o Pantanal”

    Diretor-superintendente do Sebrae/MS destaca atuação de empresários e instituições parceiras para o Pantanal
    Lideranças da Gastronomia, Agronegócio e Turismo do estado se reuniram na sede do Sebrae em Campo Grande para discutir ações sustentáveis, visando usufruir do bioma Pantanal de forma mais produtiva. A oficina “Oportunidades de Negócios Sustentáveis para o Pantanal”, ocorrida na quinta-feira (29), apresentou iniciativas de mercado existentes e novas possibilidades que podem ser adotadas pelos moradores, empresários, produtores rurais e instituições que atuam na região.

    Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o momento é propício para alternativas. “Parabenizo os empresários e instituições parceiras por buscarem soluções para o Pantanal. Precisamos usufruir de forma que dê sustentabilidade ao longo dos anos e preservando a cultura das pessoas que estão ali. É importante valorizar o que já foi feito e buscar novas saídas”.

    O encontro foi elaborado por representantes do setor público, privado e terceiro setor que participam do Programa LIDER-Liderança para Desenvolvimento Regional, coordenado pelo Sebrae/MS. O projeto atua em seis regiões no estado, e no Pantanal, resultou na criação da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal. Entre os membros que compõe a entidade, estão as instituições Wetlands International, Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), WWF-Brasil e SOS Pantanal.

    Conforme o presidente da agência, Alan Striquer, além da pecuária, existem oportunidades que podem ser feitas de forma associada. Alguns exemplos são o turismo ecológico, a fabricação de queijo Nicola, o mel pantaneiro, entre outras iniciativas. "Queremos que as pessoas entendam que existem oportunidades de negócios no Pantanal, fazendo com que seja muito mais produtivo do que é, sem afetar o meio ambiente, garantindo que esse bioma sensível continue preservado por anos", explica.

    Programação

    Pela manhã, foram realizados diálogos sobre “a biodiversidade na gastronomia para o desenvolvimento socioeconômico”, “as alternativas com o gado sustentável”, e levantamento de dados sobre Atividades Econômicas Sustentáveis no Pantanal para o Programa Corredor Azul, encerrando com as falas dos membros da Agência Movimenta Pantanal.

    Já à tarde, ocorreram diálogos sobre turismo sustentável e as etapas da certificação de produtos e serviços. Por fim, os participantes vão produzir a “Carta Movimenta Pantanal de Sustentabilidade”, com critérios, produtos e serviços e os próximos passos do grupo.

    ASSECOM



    Imprimir