CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/08/2019

    Brasil sai na frente quando o assunto é ecoturismo

    Bonito (MS), Chapada dos Guimarães (MT) e Jalapão (TO) fazem do país uma referência mundial na modalidade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial

    ©DIVULGAÇÃO | Bonito, MS
    O Brasil é um país de proporções continentais e, por esse motivo, abriga biomas com as mais variadas características de climas, paisagens e ecossistemas. Toda essa diversidade faz do Brasil uma referência mundial em ecoturismo: de norte a sul, é possível encontrar recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, cachoeiras, grutas, cavernas e uma grande variedade de espécies.

    O Brasil se tornou destino nacional e internacional para quem gosta de esportes radicais, como rafting, trekking ou hiking, mergulho, escalada, rapel, e outros. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é referência por suas belezas naturais, representadas tanto pela diversidade de espécies da flora como da fauna.

    São, ao todo, seis biomas e três ecossistemas marinhos diferentes à disposição de turistas nacionais e vindos de outras partes do mundo. Além de contribuir para a preservação ambiental, cabe destacar o importante papel do ecoturismo na economia. De acordo com dados do próprio governo brasileiro, mais de 10 mil empresas nacionais são dedicadas ao setor.

    Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), enquanto o turismo no geral avança 7,5% ao ano, a prática de ecoturismo cresce 20%. No Brasil, cerca de um milhão de viajantes optam pela modalidade, gerando um faturamento de, aproximadamente, 292 milhões de dólares.

    De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no ano passado, os parques nacionais - a categoria de Unidade de Conservação ambiental mais relacionada ao turismo na natureza - receberam 12,4 milhões de visitantes do Brasil e do exterior, 6,15% a mais que em 2017, quando foram registradas 10,7 milhões de visitas.

    Para quem pretende se aventurar em meio a locais que oferecem esportes radicais na natureza, certifique-se de que possuem uma estrutura específica para atender aos turistas, com equipamentos para a prática e dispositivos de segurança dependendo da modalidade, como capacete, cordas e guias com treinamento específico para a modalidade.

    Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais polos de ecoturismo do país, tendo ganhado 14 vezes o título na modalidade pela Revista Viagem & Turismo. Mas existem vários outros destinos cuja atividade principal é relacionada com a natureza, como Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Pantanal (Mato Grosso), Chapada dos Veadeiros (Goiás), Caravelas (Bahia), Ilha Grande (Rio de Janeiro), Alter do Chão (Pará), Jalapão (Tocantins) e Brotas (São Paulo).



    Imprimir