CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/08/2019

    BATAGUASSU| No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Saúde de Bataguassu inicia novo grupo de controle de tabagismo

    ©DIVULGAÇÃO
    No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado ontem, dia 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) iniciou um novo grupo de controle ao tabagismo no município, às 14 horas, na Academia da Saúde.

    Este é o terceiro grupo desenvolvido este ano, com objetivo de auxiliar os fumantes a largarem o vício do cigarro.

    De acordo com o psicólogo do Nasf, Reginaldo Hernandes, em torno de 20 pessoas estão participando da iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, do Governo Federal e que tem apoio do Governo do Estado (disponibiliza medicação e adesivos de nicotina).

    Hernandes comenta que o atendimento consiste em suporte psicológico e médico para que pacientes possam interagir no processo de superação ao fumo. “A base do tratamento é a abordagem cognitiva comportamental, por meio de sessões de terapia em conjunto, inicialmente semanais, sempre às quintas-feiras, com duração de quatro semanas, com acompanhamento que dura em torno de seis meses; e encontros de seguimento, mensais, se necessário, que podem durar até um ano. Existe também o apoio medicamentoso, quando indicado”, explica.

    O psicólogo diz que os participantes também são acompanhados por nutricionista e educador físico durante o andamento do grupo. “As pessoas que param de fumar enfrentam distúrbios e acabam tendo ansiedade e descontando na comida, sofrendo um aumento de peso, e por isso, são motivadas a também promoverem uma melhor alimentação e praticar atividade física”, observa.

    Ele frisa que os interessados em aderir aos grupos passam por uma avaliação médica antes de iniciarem o atendimento. “Atualmente, essas pessoas estão sendo acompanhadas pela Estratégia da Saúde da Família (ESF) Jardim São Francisco, porém, os pacientes não são necessariamente referenciados só nessa unidade de saúde. São pessoas que demonstraram a vontade de largar o vício do cigarro entre todas as ESFs e que serão acompanhadas”.

    Reginaldo comenta que desde o ano passado, cerca de 100 pessoas já participaram dos grupos e que houveram experiências exitosas demonstrando a eficácia do acompanhamento. “O desejo é fundamental ao para tomar a decisão de parar de fumar. A pessoa interessada pode buscar o nosso apoio”.

    PRIMEIRA IMPRESSÃO

    No encontro inicial, a equipe multiprofissional explicou aos presentes sobre a organização dos encontros que terá temas diversos, entre eles, expor os malefícios do cigarro em relação à saúde, dependências relativas à nicotina e estratégias para cessar o hábito.

    Foram apresentados relatos de usuários que fazem o uso do cigarro há mais de 50 anos. Sintomas de que o vício já potencializou o surgimento de problemas de saúde também foram notáveis durante as apresentações como a famosa tosse seca e a falta de ar. "O objetivo é resgatar o paciente e incentivá-lo para que ele deixe o tabagismo. Reforçamos no grupo o conceito de que o medicamento não é totalmente responsável pelo resultado. É preciso vontade do usuário de querer parar de fumar”.

    SERVIÇO

    Para os interessados em participar de grupos de controle de tabagismo, é possível obter mais informações nas unidades de saúde e também no Nasf localizado na Academia da Saúde (próximo ao ESF Central). O atendimento é de funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas (horário de Brasília); e das 14 às 17 horas (horário de Brasília).





    Por: Bianca Lima



    Imprimir