CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/07/2019

    TRÊS LAGOAS| Saúde inicia Campanha “Julho Amarelo” em combate às hepatites virais no Município

    ©DIVULGAÇÃO 
    A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST/AIDS, deu início às ações da Campanha “Julho Amarelo”, em Três Lagoas. Durante todo o mês, os profissionais do Departamento desenvolverão palestras, mobilizações, testes e eventos relativos à prevenção das hepatites virais. O trabalho inclui também a preocupação com outras infecções sexualmente transmissíveis, sendo sífilis e HIV.

    Em determinadas ações, a Campanha conta com a parceria da Câmara Municipal, Faculdades AEMS e Rotary “Cidade de Águas” e “Três Lagoas” e, de acordo com o coordenador do Centro de Teste e Aconselhamento (CTA) do IST/AIDS, Jessé Milanez dos Santos, as atividades vão acontecer em diferentes locais.

    “Começamos com uma mobilização para caminhoneiros no Posto Fiscal, realizamos capacitação para servidores da UPA- 24 anos e Unidades Básicas de Saúde e ainda temos uma vasta agenda”, explicou ele.
    ©DIVULGAÇÃO

    Ainda hoje (09), haverá palestra e testagens para as famílias da Vila Vicentina. O cronograma ainda atenderá aos colaboradores da Transportadora Granelero e aos internados de uma entidade de recuperação. No dia 27, sábado, véspera do Dia Mundial de Combate às Hepatites, haverá uma mobilização de conscientização, testagem e divulgação na Praça Ramez Tebet, das 08h às 12h.

    Jessé explica que a Equipe do IST/AIDS se divide entre as atividades dentro da Unidade e a programação do Julho Amarelo, além de abrir espaço para quem quiser solicitar as ações do Programa.

    “Nossa meta é divulgar ao máximo nossa Campanha e fazer com que a população comece a se prevenir e se orientar sobre os riscos de contaminação por hepatites virais, sem deixar de atender ao público na nossa Unidade. Empresas, instituições e escolas que quiserem levar o assunto para seu público, podem agendar uma palestra com nossa Equipe, pois, será de grande relevância divulgar para o máximo de pessoas este alerta”, completa ele.

    Interessados em agendar palestras, orientações e testagens rápidas podem entrar em contato com o IST/AIDS pelo telefone: (67) 3929-9893.

    DADOS

    Somente neste ano, o IST/AIDS contabilizou 20 novos casos de hepatites, sendo 10 tipo B e 10 tipo C. Deste número, 15 são de Três Lagoas. Ao todo são 270 pacientes em tratamento no Programa, um número que pode aumentar se as pessoas não se informarem sobre os riscos de contágio e formas de prevenção.

    Sobre o vírus HIV, hoje somam 506 em tratamento, sendo que 57 casos foram identificados neste ano.



    ASSECOM



    Imprimir