CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/07/2019

    Sebrae Inspira Inovação mostra aos jovens o mundo dos jogos muito além da diversão na SBPC

    O espaço do Sebrae/MS montado na UFMS traz ainda soluções digitais, iniciativas de fomento ao turismo, desenvolvimento territorial e outros temas

    ©DIVULGAÇÃO
    Foi dada a largada na manhã desta segunda-feira (22) no torneio de jogos Arena Challenge e Team Arena na programação do Sebrae Inspira Inovação na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), dentro da Arena Games, na UFMS, em Campo Grande. O espaço além de torneio de games também traz muitas palestras e oficinas que ajudam os jovens a visualizar esse mercado de games como um mundo ainda pouco explorado de oportunidades.

    Existe uma comunidade de gamers no estado que, inclusive, pretende criar uma associação de jogadores com o objetivo de fortalecer o mercado sul-mato-grossense. Com o avanço das possibilidades, o setor também deve passar por uma mudança na relação dos pais com os jogos eletrônicos, uma vez que a profissionalização faz com que eles sejam vistos de maneira mais positiva.

    E para entrar nessa área, a analista de startup do Sebrae/MS, Patrícia Pereira, afirma que há muitas opções para empreender nesse mundo, que vão desde desenvolvimento dos jogos, a parte musical, ilustração, dublagem, estratégia do jogo, entre outras linhas de atuação.

    O jogador profissional Gustavo Rosa, campo-grandense de 21 anos, destaca a necessidade de fomentar e incentivar jovens a conhecer melhor este mercado. “Você não vai começar ganhando R$ 2 mil por mês, mas se for buscar desenvolver suas habilidades, fazer contato e ter visão fora do comum e buscar alternativas em meio a este mercado que tem tantas possibilidades de expansão”.

    “O jogador precisa desenvolver várias características empreendedoras para atuar na área como estratégias, relacionamento, networking e planejamento”, destacou Patrícia Pereira, ressaltando que o Estado precisa de empresas que acreditem nessa ideia do game para fazer mais parcerias, visto que se apresenta como uma oportunidade de divulgação da marca não só no Brasil como no mundo.

    Investidor na área de games, Rodrigo Faleiros, destaca que o mercado de jogos está em plena expansão e vem mostrando rentabilidade anos após ano, “é um mercado atrai tanto público quanto profissionais que querem se profissionalizar na área”, comentou. Ele diz que a área exige curiosidade, atrai tanto os interessados por games, quanto investidores e aqueles que querem se capacitar. “Existe um grande campo de atuação para artistas, músicos, dubladores e, além disso, toda a parte de programação e desenvolvimento”, relatou.

    Sebrae Inspira Inovação na SBPC

    Para entender um pouco mais deste cenário, os visitantes da Arena podem participar às 18h nesta segunda-feira da palestra sobre o futuro das profissões da indústria do entretenimento, com o professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e pesquisador da cultura Nerd e Geek, Arnaldo Mont'Alvão. No mesmo dia, tem a palestra “Modelo de Negócio: Criador de conteúdo digital”, ministrada pelo o escritor, podcaster e ilustrador Affonso Solano, a partir das 19h.

    Até o dia 27 de julho, o Sebrae Inspira Inovação na SBPC vai levar a Arena Games, palestras sobre conteúdo para games, futuro dos jogos e profissões, empreendedorismo de base tecnológica, entre outros. Acesse a programação completa em: www.sebraeinspira.com.br/sbpc.

    ASSECOM



    Imprimir