CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/07/2019

    PARANAÍBA| Município comemora 162 anos nesta quinta-feira (4)

    Eventos de emancipação política começaram ainda na madrugada e seguem até a noite

    ©DIVULGAÇÃO
    Conhecida como “a Capital do Bolsão”, Paranaíba comemora 162 anos de emancipação política nesta quinta-feira (4). A cidade há 422 km de Campo Grande já teve uma programação nas primeiras horas de hoje com alvorada, toque de corneta utilizado para despertar os soldados em quartéis, às 3h30 com destino à Praça Pública da cidade.

    A tarde também tem programação. Às 14h30 haverá um culto de ação de graças na praça poliesportiva Daniel Martins e às 15h será lançada uma escolinha de futebol no Estádio Jaime de Queiroz de Carvalho. Após a programação de esportes, o prefeito da cidade lançará um concurso público para servidores municipais.

    Os eventos continuam com inauguração da ciclovia e praça no residencial Constroluz, às 16h e 16h30 respectivamente. Uma missa de ação de graças está programada para acontecer na Igreja Matriz às 18h. A programação encerra com show da dupla Pedro Paulo e Alex no parque de exposições, às 20h.

    História da Cidade

    Povoada inicialmente pelos índios caiapós, Paranaíba começou a crescer pelos desbravamentos de bandeirantes paulistas no início de 1700. A cidade teve uma participação muito importante na Guerra do Paraguai. Ela serviu de rota de apoio logístico e de fuga dos civis envolvidos no conflito, tendo como pontos máximos a atuação de José Francisco Lopes em 1867, o Guia Lopes, na célebre retirada da Laguna, e a documentação de Alfredo de Taunay, o Visconde de Taunay, que atravessou a região neste ano registrando suas observações sobre os habitantes. A cidade foi elevada a município em 1857 e inicialmente denominada “Sant’Ana do Paranaíba”, em homenagem à padroeira da cidade.

    Por: Danielle Matos



    Imprimir