CAMPO GRANDE (MS),

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    17/07/2019

    O que é “eSports”, a brincadeira que hoje movimenta bilhões

    FIFA, Counter-Strike, League of Legends e DotA são alguns dos jogos online que hoje pagam salários mais altos do que o futebol atualmente 


    Engana-se quem pensa que a indústria de jogos é apenas uma indústria de entretenimento. Com a crescente popularização de jogos online, surgiu muito recentemente uma nova modalidade esportiva, conhecida como eSports ou como esporte eletrônico. 

    O conceito de eSports é simples. São jogadores profissionais de videogame munidos de um bom notebook gamer que competem em torneios em todo o planeta nos mais variados estilos de jogos eletrônicos. Futebol, Battle Royale, jogos de corrida: praticamente qualquer gênero que dê suporte a partidas online pode virar um esporte eletrônico. 

    Esse universo dos eSports têm angariado milhões de fãs no mundo todo, mas não só. Os montantes de dinheiro que esse mercado movimenta é enorme. Além disso, está começando a gerar muitos empregos em áreas como design, programação e desenvolvimento de games. 

    Quem também está se beneficiando dos esportes eletrônicos são as casas de apostas esportivas e seus apostadores. Afinal, os eSports já representam um grande sucesso financeiro em variadas áreas. 

    eSports: diversão para todos os públicos 

    Foi na Ásia, mais especificamente na Coreia do Sul, que os esportes eletrônicos ganharam fama. Atualmente suas partidas ocorrem em todos os continentes, levando milhões de espectadores às arenas para torcerem por suas equipes preferidas. 

    O que antes era apenas uma brincadeira, uma atividade lúdica e de criança, hoje é um sucesso de mercado incomparável. Vemos adolescentes e jovens ganhando milhões para se sentarem diante de uma tela e disputarem contra outros jogadores pelos títulos de melhores do mundo em suas modalidades. 

    FIFA, Counter-Strike, League of Legends e DotA estão entre os maiores nomes de jogos que se tornaram símbolos dos eSports. Apesar de as equipes serem compostas majoritariamente por jovens, o público que se diverte com as transmissões desses games é composto por pessoas de todas as idades. 

    Não é à toa que gigantes da TV esportiva, como a SporTV e a ESPN garantiram os direitos de transmissão de dezenas de torneios. Além disso, há transmissões ao vivo por streaming. 

    Sucesso no Brasil 

    Muito se fala sobre o futuro dos eSports como uma modalidade esportiva consolidada. Já há quem preveja o aparecimento de jogos eletrônicos nas Olimpíadas, por exemplo. Fato é que o investimento que dezenas de países têm feito para profissionalizar os jogos é bastante alto e não deve ficar sem retorno. 

    Pesquisas apontam que 8% dos brasileiros acha interessante e acompanha os eSports. A CBF já até sua própria divisão de Pro Evolution Soccer. Clubes de futebol do país já investem em montar equipes de Counter-Strike. 

    Em apenas quatro anos, o número de empresas da área de jogos em geral cresceu mais de 180% no Brasil. O país figura como 13º mercado de jogos de todo o mundo. É de se esperar, portanto, que o futuro dos eSports no país seja promissor. 

    Os desafios, contudo, são muitos. Profissionalizar os atletas é um passo demorado e caro, além de o próprio acesso aos jogos no Brasil não ser fácil. Não são produtos baratos, e a classe média e baixa nem sempre têm condições de adquirir. 

    Será preciso tempo para vermos se essa modalidade não acabará se tornando excludente como outros esportes já são em nosso país. 



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