CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/07/2019

    Dia mais frio do ano tem temperatura negativa e geada forte em MS

    Em Ponta Porã, temperatura no orvalho foi de 3 graus negativos; teve formação de geada em pelo menos 10 municípios.

    Gramado coberto por gelo em Ponta Porã, onde a mínima foi de 3 graus negativos na relva. (Foto: Direto das Ruas)
    O dia mais frio de 2019 em Mato Grosso do Sul teve geada em pelo menos dez municípios das regiões sul e fronteira e temperatura de 0 grau no ar e de até 3 graus negativos no orvalho. A cidade mais fria, segundo levantamento feito pelo Campo Grande News com base em dados das estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi Rio Brilhante, na região de Dourados.

    Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, também se destacou entre as mais frias. A temperatura na cidade da fronteira foi de 1 grau no ar e de 3 graus negativos na relva, com formação de geada de forte intensidade.

    Em Dourados, a 233 km da Capital, a temperatura mínima foi de 0,9 grau às 6h15. Também geou forte na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

    A geada se forma quando a temperatura na superfície fica em torno de 0ºC. Segundo a Embrapa, vários outros fatores, além da temperatura, influenciam a ocorrência de geadas, como a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas ao fenômeno.

    O município de Amambai, a 366 km de Campo Grande, foi outro castigado pelo frio e a geada neste sábado (7). O Inmet registrou mínima de 0.1 grau no ar e 2.7 graus negativos no orvalho.

    Sete Quedas, também na fronteira com o Paraguai, é outra entre as mais frias em MS. A cidade teve temperatura de 1 grau no ar e -2.3 no orvalho.

    A cidade de Ivinhema teve 4.2 graus no ar e -0.5 no orvalho. Jardim, no sudoeste do Estado, teve mínima de 4.1 no ar e 3 graus no orvalho. Maracaju registrou mínima de 2.9 no ar e 0.3 no orvalho.

    Rio Brilhante, 166 km da Capital, foi ainda mais fria que Dourados. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, a mínima na cidade foi de 0,6ºC às 5h45. O município também foi atingido por geada de forte intensidade.
    Grama coberta por gelo às 6h30 no Parque Rego D’Água, região sul de Dourados. (Foto: Helio de Freitas)


    Por: Helio de Freitas, de Dourados
    Campo Grande News



    Imprimir