CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/07/2019

    Deputado Fábio Trad solicita a Ministério da Educação inclusão de disciplina para proteger crianças dos perigos da Internet

    O parlamentar encaminhou ao Ministro Abraham Weintraub um documento solicitando que seja inserida no currículo de ensino fundamental uma disciplina que ensine as crianças a navegarem com segurança na web

    ©Cláudio Basílio (PSD)
    Mais de 24 milhões de crianças e adolescentes têm acesso à internet no Brasil, segundo dados do Comitê Gestor da Internet. Cresce com isso também o desafio das famílias em acompanhar e orientar seus filhos no uso dessa ferramenta tão importante, mas que também pode trazer grandes riscos.

    Por esses e outros motivos, nesta terça-feira (9) o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) encaminhou uma indicação ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando que sejam inseridos nos currículos de ensino fundamental uma disciplina para ensinar as crianças a manterem-se seguras e protegidas ao navegar na Internet.

    A despeito de todos os avanços e benefícios trazidos pela rede mundial de computadores, o parlamentar adverte que à reboque sobreveio também uma profusão de imagens indevidas e explícitas, comentários racistas e sexistas ou teorias da conspiração malucas e tantos outros perigos aos quais as crianças estão expostas.

    “As crianças são hoje nossa maior preocupação. Ao navegar pela internet, os pequenos podem, facilmente, se tornar alvos de hackers e até predadores sexuais que aproveitam-se da inocência infantil passando-se por amigos”, disse o autor da proposição.

    Para Trad, existem muitas formas de proteger as crianças dos perigos da Internet, basta boa vontade e planejamento dos gestores públicos. Como exemplo, ele citou um programa de alfabetização na Internet lançado em 2017 pelo Google e denominado “Be Internet Awesome”, cujo objetivo é justamente ensinar crianças de 7 e 11 anos sobre como se manter seguro e protegido online.

    “O conteúdo inclusive já existe. Um programa de alfabetização midiática no ensino fundamental faz-se urgente. É mister que treinemos nossos educadores para que orientem os pequenos a utilizarem a Internet de forma saudável”.

    Por: Daniel Machado



    Imprimir