CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/07/2019

    Deputado Fábio Trad reivindica ao ministro mais investimentos na saúde de MS

    ©DIVULGAÇÃO
    Em reunião com o ministro Mandetta, o parlamentar pleiteou também inclusão no SUS de exame que antecipa o diagnóstico de câncer colorretal. MS está entre os dez primeiros estados com maior letalidade.

    O câncer do intestino grosso (também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer colorretal) é a terceira neoplasia com maior incidência no Brasil. Trata-se do segundo câncer mais frequente em mulheres (52%) e o terceiro entre os homens (48%), com 36.360 de novos casos previstos para o biênio 2018 e 2019.

    E o Mato Grosso do Sul está entre os dez estados com maior índice de letalidade de câncer colorretal. Por esses e outros motivos, o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (15) com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A audiência foi uma iniciativa da senadora sul-mato-grossense e contou também com as presenças de representantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da irmã da parlamentar, Maria Eduarda Tebet.

    Uma das maneiras de reduzir esses números alarmantes e ampliar as chances de cura da doença é antecipando o prognóstico e o diagnóstico.

    Este, segundo o deputado Fábio Trad, foi o principal tema da pauta do encontro com o ministro.

    “Conversamos com o ministro sobre a viabilidade de incluir no Sistema Único de Saúde um exame que previne o câncer colorretal por meio das fezes, procedimento que inclusive já é realizado em diversos países do mundo. O ministro ouviu tudo atentamente e disse que já vai impulsionar os estudos técnicos para avaliar essa possibilidade”.

    Investimentos – Na sequência, o deputado Fábio Trad entregou nas mãos do ministro um ofício solicitando recursos para a área de saúde da capital e demais municípios de Mato Grosso do Sul.

    “Foi um encontro muito proveitoso e tenho certeza de que em breve termos boas novidades para a população sul-mato-grossense, que carece urgentemente de melhorias na área da saúde”

    ASSECOM



    Imprimir