CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2019

    CASSEMS| Com foco na atenção primária, Clínica da Família reúne corpo clínico empenhado em humanizar o atendimento

    A Unidade é referência no atendimento integrado a toda a família, da primeira à melhor idade

    ©DIVULGAÇÃO
    Com a proposta “um médico para chamar de seu”, a Clínica da Família, há quase 2 anos, se consolida como referência em atendimento integrado e humanizado a toda a família. Na Unidade, os médicos atendem com interação entre si, de acordo com as suas especialidades e as necessidades dos pacientes.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta a importância de uma linha de cuidados que ampare toda a família. “Quando uma criança chega para ser atendida pelo pediatra, na recepção, perguntam para a mãe se os exames estão em dia ou se o pai precisa de alguma coisa. Tentamos envolver todos os membros da família neste processo”.

    Maria Auxiliadora reitera que a intenção é fazer com que os beneficiários façam um acompanhamento completo com um clínico geral exclusivo que, quando necessário, orientará pela procura de médicos especialistas. “São vários médicos envolvidos na saúde preventiva e, lá, você pode ter um médico para chamar de seu. O pronto atendimento do hospital é para urgências, o resto, no entendimento do cuidado em saúde, é para a atenção primária”.

    Para a geriatra Ana Paula Penaforte, que atua há 7 anos na área, a Clínica agrega profissionais de diferentes especialidades para o acolhimento apropriado dos beneficiários. Ao cuidar dos pacientes da melhor idade, a médica salienta a sua paixão pela área. “Acredito que essa especialidade, a geriatria, se torna cada vez mais importante, pois envolve prevenção e funcionalidade e soma anos à vida, e não apenas vida aos anos”.

    A médica generalista Janaína Pimentel aponta que, como profissional, sente-se acolhida pela Unidade e explica que uma das propostas da Clínica da Família é ter uma percepção das patologias antes que elas se agravem nos beneficiários.

    “Lá, damos um suporte para o paciente para que, ao apresentar sintomas de determinada doença, imediatamente procure o médico, antes do desenvolvimento da mesma. A estrutura da Clínica é muito acolhedora e os pacientes são recebidos com uma entrevista. Então, temos o histórico completo, o que ajuda nos cuidados. Esse projeto traz uma intimidade entre o profissional e o beneficiário, fazendo com que ele fique mais à vontade”.

    Ronaldo Costa, médico generalista, é um defensor da saúde como um direito de todos e leva o carinho pela medicina para os consultórios. O médico aponta que o diferencial dos procedimentos da Clínica da Família é a atenção para a integralidade da saúde. “Na Clínica, o paciente é visto em harmonia entre várias especialidades. Pois quando uma parte do organismo se desregula, as outras também. Também, vemos a integração do beneficiário com o meio em que ele está. Por exemplo, estamos em um estado com ar seco e isso desencadeia uma série de patologias, como as doenças respiratórias”.

    O médico generalista enfatiza que, como profissional, sente-se contemplado em compor a equipe da Clínica. “Essa proposta tem tudo a ver com equilíbrio, consciência corporal, entender o que o indivíduo é em sua totalidade. Na Clínica da Família, consigo atuar proximidade e diálogo sobre os casos dos beneficiários com colegas de outras especialidades, para levantar propostas de promoção em saúde”.

    A pediatra Jheth Jeanne conta que a sua mãe é professora aposentada e, assim como ela, foi beneficiária da Caixa dos Servidores a vida toda e o carinho se consolidou na sua contratação como médica da Clínica da Família. “A minha família é apaixonada pelo plano de saúde. Cresci acompanhando minha mãe nos médicos, durante os exames. Quando disse para ela que estava contratada como médica na Cassems, ficou muito feliz”.

    Além disso, segundo Jheth, para o trabalho em Pediatria, o diálogo com outras especialidades é importante para que a criança seja atendida em sua totalidade. “Quando necessário, eu trabalho em conjunto com outros médicos para solucionar algumas ocorrências dos beneficiários, como fonoaudiólogos e nutricionistas. Sou apaixonada pela minha área, acompanho as evoluções dos tratamentos junto com os pais e familiares das crianças. Me sinto parte da família dos pacientes”.

    A infectologista Márcia Dall Fabro, que atua no corpo clínico da Unidade, relata que em sua especialidade a maioria das patologias deve ser tratada em toda a família, por serem doenças infecciosas. Ainda, afirma que a Clínica traz uma proposta diferenciada em que paciente conta com um Clínico Geral para tratar a sua doença e, quando necessário, é encaminhado para a especialidade da sua ocorrência. “Percebemos que os pacientes procuram direto às especialidades, mas a base da prevenção, conceito fundamental para a Clínica da Família, é ter um médico para o seu atendimento”.

    A Cassems completou 18 anos de assistência à saúde dos servidores públicos, neste ano, e muito dessa longevidade se deve ao investimento em prevenção. Após interiorizar o atendimento, ao construir uma vasta rede própria de atendimento no interior do Estado, o plano de saúde investe na mudança do conceito de atendimento. Inaugurada em outubro de 2017, a Clínica da Família oferece um atendimento integrado com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

    ASSECOM



    Imprimir