CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/07/2019

    BATAGUASSU| Campanha de medula óssea contabiliza participação de mais de 2 mil pessoas

    ©DIVULGAÇÃO 
    Mais de 2 mil pessoas marcaram presença durante a campanha de cadastros de possíveis doadores voluntários de medula óssea promovida no último sábado, dia 20 de julho, em Bataguassu. A ação, parceria entre Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Hemosul de Campo Grande foi desenvolvida na sede da secretaria.

    Puderam participar da mobilização doadores voluntários com idade entre 18 e 55 anos, com bom estado de saúde.

    Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 1.740 novos cadastros e mais de 400 atualizações cadastrais. 
    ©DIVULGAÇÃO 
    Presente na campanha, a responsável pelo setor de medula óssea do Hemosul, Lucéia Maria Fernandes, explicou que muitas informações ainda são desencontradas a respeito do transplante de medula óssea.

    Ela revelou, por exemplo, que a medula óssea são células que produzem o sangue e que estão dentro dos ossos, no meio do tutano.

    Na idade adulta, segundo Lucéia, essas células possuem maior concentração nos ossos da bacia e não na coluna como muitas pessoas pensam. “Quando se fala em medula, as pessoas acham que vai mexer na coluna, que tem riscos de ficarem com sequelas físicas. Na verdade, a medula óssea é a célula que produz o sangue. A medula espinhal como o próprio nome diz é localizada na coluna. Essa não é a parte utilizada para esse tipo de transplante”, comentou.

    Lucéia destacou que em Mato Grosso do Sul, em torno de 75 pessoas já participaram de doações de medula óssea desde 2007. “Temos um bom número de cadastros de doadores, porém, as campanhas desenvolvidas ao longo dos anos têm também o objetivo de promover o que chamamos de manutenção de cadastros, que são as atualizações de dados como número de telefone, endereço”, citou.
    ©DIVULGAÇÃO 
    A responsável pelo setor de medula enfatizou que o doador precisa estar consciente de que fazendo o cadastramento, ele está se colocando a disposição do próximo.

    Ela disse que o órgão tem acompanhado negativas e aceitações de pessoas que em um momento da vida se cadastraram em campanhas. “Só este ano já tivemos mais de quatro casos de doadores cadastrados que se negaram a realizar a doação. É preciso ser consciente de que fazendo o cadastro você está se colocando a disposição de ser uma possibilidade de vida para outra pessoa porque para quem espera por um transplante essa é a chance entre a vida e a morte”, observou.

    CADASTROS

    Para se tornar doador de medula, o procedimento é realizado através do preenchimento de uma ficha cadastral e da coleta de uma amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador.

    Essas informações e os dados cadastrais [do doador] são enviadas para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

    A partir dessa coleta, os dados genéticos dos doadores são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se houver compatibilidade genética, novos exames além de uma avaliação clínica de saúde são realizados, para somente assim, a doação ser autorizada e realizada.

    Em Bataguassu, o jovem Samuel Rodrigues Dias, de 20 anos, é um dos mais de milhares pacientes que buscam por um doador compatível. Ele enfrenta um quadro clínico de leucemia.

    A campanha em Bataguassu, segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, não teve como objetivo apenas localizar um par perfeito para o Samuel e sim buscar doadores compatíveis para outros pacientes, aumentando o número de doadores cadastrados e, consequentemente, aumentando as chances de salvar vidas.

    Maria Angélica agradeceu o apoio de todos que estiveram engajados na campanha. “Foram mais de 2 mil pessoas presentes na ação. Agradecemos a todos que participaram da ação movida principalmente pelo amor ao próximo”, enfatizou a chefe da pasta.

    A campanha contou com a participação de moradores de Bataguassu / Distrito de Nova Porto XV e do município de Santa Rita do Pardo além de voluntários e apoiadores como representantes do Lions Clube de Bataguassu, Jeep Club de Bataguassu, Motoclube “Clã da Liberdade”, Tropa Guassu e outros.

    EMPRESAS

    Antes da campanha, na sexta-feira, dia 19 de julho, cerca de 20 pessoas entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde, voluntários e funcionários do Hemosul realizaram uma etapa da campanha buscando voluntários nas empresas Marfrig, Laticínio Guassu e curtume Blu Brasil simultaneamente. Um total de 340 cadastros de trabalhadores foram registrados na oportunidade.
    ©DIVULGAÇÃO
    Por: Bianca Lima



    Imprimir