CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/07/2019

    ALCINÓPOLIS| Município realiza mais um encontro de formação de professores

    Referente ao Processo de Implementação da BNCC e o Currículo de Mato Grosso do Sul

    ©DIVULGAÇÃO
    Sábado, 20 de julho de 2019, conforme previsto no calendário escolar e na programação acordada entre municípios e Secretaria de Estado de Educação, que firmaram Termo de Cooperação para implementação do novo currículo, a rede municipal de ensino juntamente com a rede estadual realizaram mais um encontro formativo, cujo tema “Diálogos possíveis: neurociência e competências para o século XXI como contribuição à aprendizagem”.

    As formadoras locais Professora Amanda Vicensoti, Professora Carina Marques, Professora Daiana Perez, as quais desempenham a função de coordenação pedagógica nas unidades escolares estão à frente do processo formativo dos professores de todas as unidades escolares do município.

    Segundo a Professora Lilian Flávia Müller, que tem desempenhado as atribuições de formadora estadual e regional e também de articuladora municipal da BNCC, esse processo de formação tem ocorrido de forma satisfatória no município, primeiro pelo fato das duas redes estarem realizando as formações em parceria, proporcionando a troca de experiências, que é enriquecedora para ação docente, além de fortalecer as equipes. O outro fator de relevância é a articulação entre as coordenadoras, que tem dado muito certo, pois são profissionais muito comprometidas, que não têm medido esforços para promover encontros formativos com qualidade e respeito aos seus professores/cursistas.

    A articuladora municipal acrescenta ainda que, organizar e desenvolver formação de profissionais é muito desafiador, porque os professores já possuem uma bagagem de conhecimento e precisam ser motivados a estudar cada vez mais, repensarem suas práticas e adequar-se, porque a sociedade está em constante transformação e nossos jovens e crianças são muito dinâmicos e têm fácil acesso à informação, o que exige a busca permanente por aperfeiçoamento. Complementa que os professores tem uma árdua missão, visto que, atualmente precisam ensinar muito mais do que conteúdos, pois a escola atual tem assumido muitas responsabilidades para conseguir promover a formação integral de crianças e jovens. 

    E aproveita a oportunidade de expressar o desejo de reconhecimento social a esta classe (direção, coordenação e professores), os quais se dedicam além do horário de expediente em prol dos estudantes, levam trabalho para casa, precisam estudar, realizar pesquisas, preparar materiais, trabalhar inclusive aos sábados, abrindo mão de momentos com a família e dos compromissos pessoais, a eles todo o meu respeito. E ressalta que o trabalho dos profissionais administrativos, que dão todo o apoio para dar condições ao desenvolvimento do trabalho pedagógico, também precisa ser valorizado, porque são essenciais no atendimento dos estudantes,.

    O técnico da Secretaria Municipal de Educação, Professor Jesus Aparecido de Lima, tem acompanhado os encontros formativos como forma de valorizá-los e apoiá-los nesse processo. Jesus reitera a importância das duas redes estarem trabalhando em conjunto, cada uma considerando suas especificidades, o que fomentará avanços. Também acrescenta que os resultados de todo esse trabalho gerarão frutos a médio e longo prazo, pois é um processo de transformação, mas está muito otimista diante do que tem vivenciado junto aos profissionais, e finaliza parabenizando a todos os envolvidos pelo engajamento.

    No retorno do recesso escolar, dia 16 de julho os professores, cada um em sua escola também tiveram um dia para estudo e iniciar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, que contará com a participação da comunidade escolar. Serão realizados mais encontros formativos para que se efetive a implementação do novo currículo nacional e estadual, contemplando as especificidades do nosso município.

    Por: Nathalia Barbosa



    Imprimir