CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/06/2019

    SES forma 125 profissionais em curso de Auriculoterapia, prática será inserida na rede de atendimento SUS

    ©DIVULGAÇÃO
    Mais de 120 profissionais da saúde de todo Estado concluíram nessa quinta-feira (06.06) o curso de Auriculoterapia, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal de Santa Catarina. Com essa formação, esses profissionais estão aptos a elaborarem projetos de implementação dessa técnica, que utiliza estímulos na orelha para tratar uma série de disfunções físicas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

    Participaram do curso 125 profissionais de diversas áreas de atuação, como enfermeiros, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, e que atuam em vários serviços de saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde. O curso foi iniciado em uma etapa a distância trazendo o fundamento teórico-científico, e na sequência os ensinamentos foram presenciais.

    A Auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares (PICS) em Saúde inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde como opção para tratamento e prevenção de diversas doenças. Entre as práticas reconhecidas estão também algumas terapias como Yoga, Musicoterapia, Homeopatia e Acupuntura que já são bem conhecidas e difundidas entre a população.
    Profissionais em capacitação
    Em Mato Grosso do Sul já estão disponíveis aos pacientes, atendidos na atenção básica, as seguintes práticas: medicina tradicional chinesa, plantas medicinais/fitoterapia, shantala, terapia comunitária, dança circular, yoga, auto-massagem, auriculoterapia, arterapia, meditação, acupuntura, musicoterapia e reiki. Pelo menos 16 dos 79 municípios do Estado já registraram junto a SES a atuação com as PICS- Antonio João, Aquidauana, Alcinópolis, Amambai, Brasilândia, Bodoquena, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Deodápolis, Coxim, Dourados, Gloria de Dourados, Itaporã, Iguatemi, Ponta Porã.
    ©DIVULGAÇÃO


    Por: Luciana Brazil, Secretaria de Estado de Saúde (SES).



    Imprimir