CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/06/2019

    Projeto do deputado Eduardo Rocha institui o Dia Estadual de Combate à Mortalidade Materna

    Matéria foi apresentada na sessão desta terça-feira

    ©DIVULGAÇÃO
    Com o objetivo de serem elaboradas campanhas que promovam a conscientização da população sobre a mortalidade materna, tornando o dia 28 de maio como o Dia Estadual de Combate à Mortalidade Materna, o deputado estadual Eduardo Rocha apresentou Projeto de Lei.

    A matéria foi apresentada na sessão ordinária desta terça-feira (04) e o parlamentar prevê a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual de Combate à Mortalidade Materna.

    Segundo Eduardo Rocha, vice-presidente da Assembleia Legislativa, é de grande importância debater este assunto. “Percebemos que esse tema não é discutido, sendo este de grande necessidade. Vemos muitos casos de mulheres que sofrem ou até morrem com problemas no período de gravidez ou na sequência e precisamos evitar o acréscimo destes casos”, afirmou o parlamentar.

    De acordo com a justificativa do projeto, ficou definida esta data de 28 de maio por já ser lembrado a nível mundial sobre métodos e as ações políticas necessárias para melhorar as condições da saúde da mulher gestante, principalmente.

    Ainda segundo a matéria, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto e após o mesmo. No Brasil também é um número assustador, mais de 1.800 mulheres morrem neste período.

    A proposta segue para os tramites normais, indo para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a comissão competente e depois para o plenário. Ao ser aprovado, vai para aval do governo do Estado.

    Por: Mariana Anjos 



    Imprimir