CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/06/2019

    Programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’ ensina receitas saudáveis com base de biomassa de banana verde

    O programa leva preparações saudáveis de maneira que os beneficiários consigam reproduzir em casa

    ©DIVULGAÇÃO
    Na noite da última terça-feira (25), os participantes da “Cozinha Experimental”, em Campo Grande, aprenderam sobre a utilização da biomassa de banana verde em receitas tradicionais. O curso tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação mais saudável, gerando assim, maior qualidade de vida, por meio de preparações saborosas e fáceis de fazer. O programa de prevenção foi criado em 2012, em Campo Grande, e, desde o ano passado, também é realizado em Dourados. Na Capital, os cursos acontecem na Rua Abrão Júlio Rahe, 97. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

    O tema para esta edição foi “A Biomassa de banana verde no dia-a-dia da sua alimentação”. O ingrediente consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. É capaz de melhorar a imunidade, controlar os níveis de colesterol, prevenir a diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Para ensinar sobre a aplicação da biomassa nos pratos, a nutricionista Melissa Andrade preparou strogonoff de frango, bolinho de carne seca, torta de carne moída, pão com gergelim e brownie, todos com a mesma base.

    A beneficiária Márcia de Oliveira Carvalho participou pela primeira vez do programa e afirma que não imaginava a possibilidade de fazer várias receitas com o ingrediente. “Eu quero aprender a cozinhar de maneira mais saudável, para contribuir com a minha saúde e da minha filha. Tem várias preparações muito saborosas, gostei de aprender sobre o pão de biomassa com gergelim, que substitui o pão tradicional. Pretendo, com certeza, me inscrever passa os próximos encontros”.

    Para Marlene Araújo, a impressão era de que a preparação da biomassa seria difícil. “Agora, percebi que podemos fazer em casa, com praticidade. Eu estava precisando fazer umas mudanças em casa e essas receitas serão úteis. Acredito que quanto mais pessoas vierem para a ‘Cozinha Experimental’, mais beneficiários estarão preparados para dar o pontapé inicial em um estilo de vida mais saudável. Faz tempo que eu queria vir, mas ficava enrolando e hoje resolvi comparecer, percebi que é muito bacana. 

    O beneficiário Erasmo Vieira participou do programa de prevenção junto de sua esposa e ambos pretendem aplicar as receitas nas refeições do cotidiano. “Cada vez mais, quero participar da cozinha de casa e agradar a minha esposa com receitas gostosas e saudáveis. Viemos no curso juntos para conhecer novas possibilidades de receitas”.

    A nutricionista da ‘Cozinha Experimental’, Melissa Andrade, salienta que um dos maiores benefícios da biomassa de banana verde é o fator de não ter sabor e, por isso, pode ser usada em receitas doces e salgadas. “A biomassa também é um alimento funcional, traz diversas vantagens para a saúde. Apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante com a das fibras, promovendo saciedade e ajudando no funcionamento do intestino”.

    Melissa ressalta, ainda, que o alimento contribui com a microbiota intestinal, uma população de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, que habitam no trato gastrointestinal e controla a proliferação de bactérias. “Também, a biomassa ajuda no controle da glicemia e isso favorece o controle de liberação de insulina. O consumo do ingrediente é muito interessante para diabéticos”.

    O próximo curso será no dia 02 de julho, com o tema “Cozinha Kids - Piquenique”, em uma edição especial para crianças. Confira abaixo o cronograma da “Cozinha Experimental” em Campo Grande e Dourados:

    Cozinha Experimental Campo Grande:

    - 02/07/19 - Cozinha kids Especial de Férias piquenique 
    - 06/08/19 - Preparações com peixe
    - 27/08/19 - Alimentação Saudável para o dia a dia
    - 10/09/19 - Curso de grãos e Leguminosas
    - 24/09/19 - Cozinha vegetariana
    - 15/10/19 - Quiches, Tortas e Bolos
    - 29/10/19 - Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença
    - 12/11/19 - Cozinha low carb
    - 26/11/19 - Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose 
    - 03/12/19 - Ceia de Natal e Ano Novo

    Cozinha Experimental Dourados:

    - 08/07/19 - A Biomassa de banana verde no dia a dia da sua alimentação
    - 09/07/19 - Cozinha Kids Especial de Férias: piquenique
    - 05/08/19 - Preparações com peixe
    - 22/08/19 - Alimentação Saudável para o dia a dia
    - 04/09/19 - Curso de grãos e Leguminosas
    - 17/09/19 - Cozinha vegetariana
    - 01/10/19 - Quiches, Tortas e Bolos
    - 21/10/19 - Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença
    - 05/11/19 - Cozinha low carb
    - 20/11/19 - Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose 
    - 05/12/19 - Ceia de Natal e Ano Novo

    ASSECOM



    Imprimir