CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/06/2019

    DOURADOS| Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados promove capacitação sobre segurança do paciente

    ©DIVULGAÇÃO
    Atividade atualizou colaboradores sobre os protocolos do Ministério da Saúde; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

    O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD), gerenciado pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, promoveu na última sexta-feira (21/06) capacitação dos colaboradores sobre os protocolos de segurança do paciente. A atividade foi realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente com o objetivo de orientar sobre identificação, protocolos de cirurgias seguras, segurança das medicações de alta vigilância, prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à saúde em Sítio Cirúrgico.

    "Nesta etapa da capacitação focamos na atualização dos protocolos de segurança do paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Aqui na unidade temos um cuidado mesmo após a alta hospitalar. Ligamos para saber como o paciente está se recuperando ou se sente alguma dor, caso tenha alguma alteração, já comunicamos o médico para agendar o retorno. Essa medida evita possíveis infecções e complicações pós-cirúrgicas", explicou o enfermeiro do Núcleo Interno de Regulação, Willian Prado.
    ©DIVULGAÇÃO
    A farmacêutica da unidade, Marlene Ramos Gomes, e a enfermeira, Gislene Martins da Rosa, abordaram o tema: 'Medicamentos de alta vigilância e identificação correta do paciente'.

    "Temos que ter muita atenção ao manusear e administrar medicamentos de alta vigilância. Qualquer erro mínimo pode causar complicações, por isso é importante que esses medicamentos estejam identificados corretamente e sejam seguidos todos os protocolos", ressaltou Marlene.

    A segunda etapa da capacitação está prevista para a próxima quinta-feira (26/06). Os encontros serão mensais e integram a política de gestão hospitalar com excelência em unidades públicas administradas pelo Instituto Acqua.

    Estrutura 

    O HRCGD foi inaugurado em dezembro de 2015 e realiza procedimentos de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia. Além disso, faz exames de ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

    A unidade conta com 32 leitos e realiza a média de 208 cirurgias mensais em diversas especialidades, tem corpo clínico com 50 médicos e mais 60 funcionários, incluindo nutricionista, assistente social, equipe de enfermagem e setor administrativo. O hospital foi criado com o objetivo de realizar demandas de baixa e média complexidade, para reduzir a fila de espera por esses procedimentos. As cirurgias ortopédicas feitas no Regional da Grande Dourados evitam que os pacientes tenham que se deslocar para Campo Grande.

    Por: Camila Fernandes



    Imprimir