CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/06/2019

    Assomasul abre curso “Gestão da Saúde nos Municípios”

    Seminário faz parte do programa “CNM Qualifica”, organizado pela Confederação Nacional de Municípios com apoio de entidades regionais. 

    Zé Cabelo abre seminário na Assomasul ©ÉDSON RIBEIRO
    A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) abriu na manhã desta terça-feira (4), no plenário da entidade, em Campo Grande, o curso de capacitação “gestão da saúde nos municípios” destinado a servidores públicos municipais. 

    O seminário faz parte do programa “CNM Qualifica”, organizado pela Confederação Nacional de Municípios com apoio de entidades regionais municipalistas e foi aberto pelo diretor-geral da Assomasul, José Domingues Ramos, popularmente chamado de Zé Cabelo. 

    O curso está sendo ministrado pela doutora Carla Albert, consultora da CNM. 

    Falando em nome do presidente Pedro Caravina, que encontra-se em Brasília participando de reunião do Conselho Político da CNM, Zé Cabelo destacou a importância da realização de cursos de capacitação para técnicos das prefeituras,lembrando que este é o terceiro promovido na sede da entidade como parte do cronograma do “CNM Qualifica” que está sendo realizado em todo o país. 
    Carla Albert, consultora da CNM, ministra o curso ©ÉDSON RIBEIRO
    No dia 24 de abril deste ano, os servidores municipais participaram do “Seminário de Qualificação: Meio Ambiente” e nos dias 29 e 30 de maio do curso "Alternativas para o incremento das receitas municipais". 

    A série de seminários tem objetivo qualificar os participantes visando à implantação de ações que impliquem na melhoria das políticas destinadas a atender aos anseios da população. 

    Entre os temas do seminário “Gestão da Saúde nos Municípios” destacam-se “Panorama da Saúde; Contexto da Política Nacional em 2019 (situação do Programa Mais Médicos, pagamento do Piso dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias); Fonte de dados para o Planejamento em Saúde (uso e manuseio do Datasus e e-Gestor com possíveis arranjos para qualificação da gestão local); e Organização do SUS (As portarias de Consolidação de 2017). 

    Também serão tratados ao longo do dia temas como “Gestão de Pessoas&Financiamento (Qualificação dos Profissionais sem o aumento direto de gastos); Promoção & Saúde (Portaria 2436/2017: Política e Atenção Básica, Tópicos das Políticas de Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica); Financiamento da Saúde nos Municípios (Atualização dos valores e uso dos recursos; fonte de dados do financiamento federal em Saúde; Tipos de repasses na Saúde; uso adequado segundo portarias; LC 141/2012; uso dos recursos das emendas; Resoluções e NT da Secretaria do Tesouro Nacional; prestação de contas); além de Instrumentos de Planejamento e Avaliação da Saúde (LC 141/2012 e Plano e Relatório Municipais e Programação Anual de Saúde; Lei 8142/1990: Controle Social como avalizador do planejamento). 

    Por: Willams Araujo 



    Imprimir