CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/05/2019

    Deputado estadual João Henrique lança seu canal no YouTube

    O parlamentar inaugura o espaço com o quadro João em Curso, no qual ele vivencia o dia a dia dos trabalhadores sul-mato-grossenses 

    ©DIVULGAÇÃO
    No dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari, função nobre e digna que possui grande relevância e que, infelizmente, é pouco valorizada. Em homenagem aos profissionais que trabalham com a limpeza e coleta de lixo no nosso Estado, o deputado João Henrique Catan (PL), o mais jovem parlamentar de Mato Grosso do Sul, lançou ontem (16) o seu canal no YouTube, inaugurando o quadro João em Curso, no qual ele vivencia a dura rotina dos catadores de lixo aqui em Campo Grande. 

    O objetivo do quadro, segundo o parlamentar, “é acompanhar o dia a dia dos trabalhadores comuns, das pessoas que fazem Mato Grosso do Sul acontecer, dos nossos eleitores: o Povo sul-mato-grossense.” Neste primeiro episódio João passou por um treinamento na empresa Solurb para se transformar em coletor por um dia, com o intuito de conhecer a rotina desses funcionários e identificar de que forma ele, como deputado estadual, pode contribuir. 
    ©DIVULGAÇÃO
    João Henrique participou do turno noturno e vivenciou toda a rotina de trabalho dos coletores de lixo deste horário. Após receber um treinamento rápido sobre técnicas de segurança, o deputado acompanhou a ginástica laboral, que antecede a jornada de trabalho dos funcionários. Com equipamentos de proteção e vestido com o uniforme da empresa, saiu às ruas, na Rota 45, para fazer a coleta. Enquanto o motorista guia o caminhão, os coletores seguem atrás recolhendo. João não poupou esforços e teve, de fato, seu dia de coletor de lixo. Ao lado dos servidores, ele correu, recolheu sacos plásticos, caiu, quebrou vidros de maionese mal acondicionados, recolheu todos os cacos, suou a camisa e terminou seu turno com êxito. 

    Essa experiência serve também para conscientizar a população sobre a real importância desta atividade e, principalmente, sobre como as pessoas, de uma forma geral, podem colaborar com a coleta, acondicionando da forma correta o lixo, por exemplo, e melhorando assim as condições de trabalho desses funcionários. “Busquei mostrar a realidade desses profissionais, promover e dar visibilidade a essa profissão para que as pessoas valorizem e se conscientizem sobre como podem ajudá-los, para que corram menos riscos. E essa foi a reivindicação dos mesmos”, destacou. 

    Através do quadro, o parlamentar pretende repetir a experiência nas mais variadas funções. “Esse foi o primeiro episódio de muitos que ainda estão por vir. Essa vivência mais perto do povo, ouvindo suas reivindicações, entendendo como eles vivem e como é a rotina dos trabalhadores, faz parte do meu compromisso de campanha, que é estar sempre nas ruas, perto do Povo, ouvindo e atendendo, na medida do possível, seus anseios e necessidades”, finalizou. 



    Por: Juliana Barros | Marinez Benjamin



    Imprimir