CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/05/2019

    BATAGUASSU| Prefeitura inova e oferece atendimentos de sobreaviso de urgência e emergência em ortopedia no Pronto Socorro

    ©DIVULGAÇÃO 
    Inovando mais uma vez em saúde, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os plantões de sobreaviso de urgência e emergência na área de ortopedia no Pronto Socorro Municipal. No dia 1º de maio, a primeira cirurgia eletiva foi realizada pelo médico especialista Lauder Alves Pires da Rosa, um dos profissionais que estará atendendo durante os plantões no PS.

    O paciente Wanderlei de Freitas - primeiro a utilizar o serviço que agora está à disposição da população sofreu uma queda em casa e devido a fratura precisou passar por uma intervenção cirúrgica no joelho direito realizada de forma totalmente gratuita no próprio Pronto Socorro Municipal. O procedimento que durou três horas foi considerado um sucesso, sendo que o paciente necessitou da colocação de pinos no membro operado.
    ©DIVULGAÇÃO
    Wanderlei, que teve alta no último final de semana agradeceu o atendimento de referência prestado a ele na unidade hospitalar. "Fui muito bem atendido. Só tenho a agradecer a todos pelo atendimento", disse. O paciente também recebeu de forma gratuita os medicamentos necessários para auxílio no pós-operatório (injeções e remédios).

    De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, desde 2013, o município disponibiliza o serviço ambulatorial de ortopedia e a partir de agora inova com a realização de cirurgias eletivas de urgência e emergência.

    O sobreaviso (de urgência e emergência) na área da ortopedia também é um avanço importante para o sistema de saúde bataguassuense. "Teremos mais esses atendimentos em oferecimento à população, tudo dependendo da necessidade do paciente ", comenta ela, que lembra que sobreavisos de ginecologia/ obstetrícia e pediatria também fazem parte dos serviços já oferecidos no Pronto Socorro.

    A secretária informa que além de Lauder Alves Pires da Rosa, o médico especialista João Cândido da Silva também prestará os atendimentos de sobreaviso na área durante os plantões médicos.

    Para o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o município tem avançado cada vez mais no que se refere à saúde. “Ampliamos a oferta de diversos serviços, realizamos melhorias estruturais nas unidades de saúde (reformas, ampliações, construções de sedes próprias), criamos novos órgãos de atendimento e conseguimos com o apoio de parlamentares e do Governo do Estado recursos para a estruturação de serviços anteriormente não oferecidos no município, tudo com o objetivo de melhorar o atendimento voltado a população”, salienta.

    Especificamente sobre o sobreaviso de ortopedia, o prefeito lembra que devido a localização do município que fica às margens da BR-267 e por consequência, com os registros de acidentes na região, tomou-se a decisão de oferecer esse tipo de atendimento em casos de urgência e emergência. “Queremos que as vítimas de traumas tenham uma resposta rápida no caso de alguma intercorrência e que não necessitem de transferências para outros municípios”, frisou o gestor.

    Ele observa que no mês passado, o município de olho nas novas tecnologias iniciou a implantação de forma experimental do Sistema Integrado de Atendimento em Telemedicina (SIATE), ferramenta online que visa auxiliar o trabalho dos médicos plantonistas que atendem no Pronto Socorro Municipal.

    O sistema oferece médicos de diversas especialidades, 24 horas por dia, sete dias da semana para troca de informações por meio de teleconferência com os médicos plantonistas do município a respeito de casos clínicos.

    Com a iniciativa, o Pronto Socorro de Bataguassu passa a ser o primeiro do Estado a utilizar a telemedicina como ferramenta de apoio profissional. “Nossa proposta é aperfeiçoar constantemente o atendimento ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde e em contrapartida garantir que a população seja sempre bem atendida".

    Por: Bianca Lima


    Imprimir