CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/04/2019

    TRÊS LAGOAS| Gestantes e crianças de até seis anos começam a ser vacinadas contra a Gripe no município

    Vacina estará disponível nas Unidades de Saúde e campanha seguirá cronograma de atendimento aos grupos prioritários

    ©DIVULGAÇÃO
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa à população que a Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe, iniciada oficialmente pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (10), já está em andamento em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    Para melhor atendimento à população, a SMS de Três Lagoas, como já foi divulgado por meio do Setor de Imunização, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, programou um cronograma, definindo datas em que deverão ser vacinadas as pessoas inseridas nos grupos prioritários, definidos também pelo Ministério da Saúde, iniciando com as crianças de até seis anos e as gestantes.

    CRONOGRAMA DA VACINAÇÃO

    Como já havia sido divulgado, no decorrer desta semana, as equipes de vacinação das Unidades de Saúde estarão nas Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs para vacinar crianças de seis meses a seis anos incompletos.

    Para tanto, cada Unidade de Saúde programou dias e horários em que as equipes estarão nas Escolas e nos CEIs e os pais ou responsáveis devem estar atentos ao comunicado da direção escolar, onde seu filho ou filha estuda. Junto com a devida autorização, os pais devem enviar também à escola ou CEI a carteirinha de vacinação de seu filho.

    “Sem a Carteira de Vacina, as equipes não poderão vacinar as crianças. Isso é importante para que tenhamos o devido controle, exigido pelo Ministério da Saúde”, informou a enfermeira Humberta.
    ©DIVULGAÇÃO
    Devido à vacinação nas unidades escolares, que é o primeiro passo desta Campanha de Vacinação em Três Lagoas, a partir de segunda-feira (15), as equipes das Unidades de Saúde estarão atendendo ao grupo prioritário constituído de gestantes de qualquer tempo de gravidez e também às crianças de 6 meses a seis anos incompletos.

    A partir do dia 22, começa a segunda etapa, quando deverão ser imunizados contra a Gripe as pessoas do grupo prioritário de idosos (acima de 60 anos); profissionais da Saúde, mediante a comprovação da respectiva função; doentes crônicos, com apresentação obrigatória de receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.

    DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL

    O denominado “Dia D”, de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 04, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do “Dia D” da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.

    No “Dia D”, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.

    ASSECOM



    Imprimir