CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/04/2019

    Senador Nelsinho Trad mobiliza equipe para atender os prefeitos no Senado

    Senador organizou atendimento exclusivo aos prefeitos de MS junto a equipe responsável pelo FNDE, palestra de capacitação, café da manhã e fez força-tarefa para receber demandas

    ©Luiz Carlos Campos Sales 
    O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) organizou força-tarefa no gabinete para atender os prefeitos de Mato Grosso do Sul que estão visitando a capital federal durante a 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além de mobilizar toda sua equipe para receber as demandas dos municípios, promoveu curso para apresentar aos prefeitos um novo aplicativo do Governo Federal que traz informações sobre acompanhamento de propostas, liberação de recursos e pagamentos de fornecedores, para que os gestores possam intervir, acompanhar e garantir a efetividade das políticas públicas no seu município.
    ©Luiz Carlos Campos Sales
    “Vamos promover cada vez mais ações desta natureza para facilitar o trabalho dos prefeitos, porque como prefeito de Campo Grande por oito anos, conheço os desafios e dificuldades enfrentadas, e sei que são os vereadores e prefeitos que estão mais próximos a população e conhecem as demandas. Meu gabinete estará sempre de portas abertas para auxiliá-los no que for preciso”, afirmou o senador sul-mato-grossense.

    Nelsinho Trad também conseguiu que na tarde de hoje (10) fosse realizado atendimento exclusivo aos prefeitos de MS por parte da equipe responsável pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar de demandas como liberação de recursos para construção de creches e escolas, aquisição de ônibus escolares, mobiliário e equipamentos escolares, cursos de capacitação e investimentos em custeio.

    Capacitação

    Nesta terça-feira (09), o senador promoveu palestra para os prefeitos com o coordenador-geral de Capacitação e Atendimento das Transferências Voluntárias, Edércio Marques Bento. Na ocasião foi apresentado aplicativo “APP Siconv Convenente”, lançado hoje pelo Governo Federal, e que traz informações sobre oportunidades de recursos, acompanhamento de propostas, liberação de recursos e pagamentos de fornecedores.

    “Poder controlar a política pública na palma da mão é um marco entre o ontem e o amanhã, e se os prefeitos souberem usar essa ferramenta corretamente, eles nunca mais vão ter problema de perder prazos, de não saber determinadas informações, e quem esteve na palestra aproveitou bastante”, explicou a assessora técnica de orçamento do gabinete, Erika de Castro Heusi.

    O prefeito de Deodápolis, Luiz Valdir Sartor, elogiou a iniciativa. “Esse é um trabalho do senador Nelsinho Trad que temos que destacar, ele tem a preocupação com todos nós e trouxe ao nosso conhecimento esta ferramenta que vai ajudar muito nas nossas demandas. É a modernidade chegando no setor público, que permite ao gestor acompanhar o que acontece”, disse.

    “Para nós é uma luz, porque evita erros, e permite um controle maior dos nossos projetos. Foi um aprendizado muito grande, o senador Nelsinho está abrindo as portas do gabinete e dizendo ‘estou aqui e contem comigo’, e isso mostra o caráter e comprometimento dele com a nossa população”, afirmou a prefeita de Juti, Elizângela Martins Biazotti dos Santos.

    Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, foi uma ação inovadora. “Achei muito prático ver o que temos cadastrado de emendas, prazos, acredito que vai ser muito útil para os municípios. Esse é o meu 3º ano como prefeito e nunca vi isso aqui em Brasilia, iniciativa muito importante”.

    Café da manhã com prefeitos

    O senador também organizou café da manhã no Senado para receber 57 prefeitos de Mato Grosso do Sul, e assim encurtar a distância entre Brasília e os municípios sul-mato-grossenses, como afirmou o assessor Marcelo Nascimento, que organizou o evento.

    O deputado Fábio Trad destacou durante o evento trabalho municipalista que o senador Nelsinho vem fazendo e disse que as perspectivas futuras são boas, principalmente com a aprovação das reformas, como a tributária. O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), prefeito Pedro Arlei Caravina, lembrou que as lideranças e participações de Nelsinho em comissões importantes são muito benéficas para o estado.

    O 1º suplente do senador Trad, José Chagas, aproveitou a oportunidade para convidar os prefeitos para a inauguração do escritório em Naviraí no próximo dia 26 de abril e contou que em outras regiões, como Três Lagoas, região de sua 2º suplente, professora Terezinha Bazé, também deverão ser instalados escritórios de apoio.

    Aprovação da PEC 61/2015

    O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9) proposta de emenda à Constituição que permite a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios, através de emendas parlamentares individuais ao orçamento. O texto estipula que esses repasses poderão ser feitos sem a necessidade de firmar nenhum tipo de convênio com um órgão intermediário. A PEC 61/2015 passou pelos dois turnos de votação no mesmo dia e agora segue para a Câmara dos Deputados.

    O senador Nelsinho Trad, favorável ao projeto, comemorou. “Não se pode negar que as demandas principais que ocorrem neste país recaem sobre os ombros dos prefeitos e enquanto tiver uma matéria municipalista nesta casa, terá por parte deste senador a sua defesa”, afirmou.

    “Sei do esforço dos prefeitos para que seus projetos sejam aprovados e para que consigam fazer com que o recurso chegue na ponta, e tudo que a gente puder fazer para diminuir esta dificuldade, obedecendo ao papel fiscalizatório que se tem com qualquer gasto público, farei, e ressalto que o meu voto favorável a esta matéria para o bem dos municípios brasileiros”, completou.

    A proposta teve como autora a ex-senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a versão aprovada teve como base relatório da ex-senadora Marta Suplicy (MDB-SP). Caso a proposta seja promulgada como emenda constitucional, ela só entrará em vigor no ano seguinte à promulgação.

    ©Luiz Carlos Campos Sales

    Por: Larissa Almeida Cremer Teixeira



    Imprimir