Operação 'Flying Low' foi deflagrada neste sábado (13) em Presidente Prudente e na capital paulista, onde carros de luxo foram apreendidos. Dois suspeitos foram presos.
![]() |
Helicóptero que transportava cocaína é apreendido em canavial em Presidente Prudente, interior paulista — Foto: Divulgação/PF-SP |
O helicóptero estava em um canavial de Prudente. Veículos de luxo foram apreendidos mesma operação na capital paulista.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da PF informou que a operação Flying Low foi deflagrada com o objetivo de combater organização criminosa envolvida com tráfico de drogas realizado por vias aéreas. As investigações duraram cerca de um ano.
A cocaína era transportada em um helicóptero. A organização criminosa buscava a droga no Paraguai e a levava para o estado de São Paulo.
Como a aeronave, avaliada aproximadamente em R$ 4 milhões, não tem autonomia para o percurso todo, sempre fazia uma parada para reabastecimento em matagal ermo localizado na região de Presidente Prudente. O helicóptero usava um equipamento avaliado em R$ 1 milhão que permitia voos noturnos.
A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PM). Vinte policiais federais participaram do trabalho, contando com o apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional da PF (CAOP ) e da PM.
Também foram apreendidos armas, veículos e dinheiro em espécie. Diligências continuam para desarticulação da organização criminosa.
O nome da operação é traduzido do Inglês como “voando baixo” e refere-se ao modo como era feito o deslocamento aéreo.
Por Bruno Tavares, TV Globo — São Paulo

