CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/04/2019

    Com danças e desfiles, aldeia urbana celebra cultura indígena neste sábado

    O evento marca a Semana da Consciência Cultural dos Povos Indígenas na Capital

    ©Marcos Ermínio
    Em comemoração a Semana da Consciência Cultural dos Povos Indígenas, instituída por Lei este ano em Campo Grande, a Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, no bairro Noroeste, promove apresentações de danças, artesanatos e comidas tipicamente indígenas, durante a manhã deste sábado (27). O evento tem apoio do projeto Escola de Mães Luz e Fundação Ueze Zarhan.

    Com a participação da Orquestra Indígena Infantil, coordenado pelo maestro Matinelli, a manhã foi recheada de apresentações culturais, como a tradicional dança bate-pau e também o desfile para escolha da Miss Simpatia Indígena.

    Para o capitão da aldeia, Deomar Candelário, projetos assim são de total importância para a comunidade. “É significante porque temos oportunidade de manter a cultura mesmo em áreas urbanas. Também para conscientizar que os indígenas são igualmente capazes de evoluir, levar harmonia e disciplina para as casas”, destacou.

    A coordenado do projeto Escola de Mães Luz, Silvia Tavares, que trabalha na aldeia desde 2014, as ações promovidas pela Escola têm o objetivo de mudar a situação de sobrecarga das mulheres indígenas. “A mulher indígena era muito sobrecarregada, então nós trabalhamos com o empoderamento feminino, com a autoestima e valorização cultural”, explicou.






    Fonte: Midiamax
    Por: Kamila Alcântara e Mylena Rocha



    Imprimir