CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/04/2019

    Campanha do deputado Felipe Orro contra uso de copos plásticos tem parceria do TRE-MS

    ©DIVULGAÇÃO
    A campanha do deputado estadual Felipe Orro, que busca desestimular o uso de copos plásticos em repartições públicas, ganhou um parceiro importante. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) aboliu o uso desses materiais nas dependências internas e nas demais repartições da Justiça Eleitoral. A Portaria Nº 54/2019 que trata do assunto foi publicada dia 27 de março e tem “a finalidade de diminuir ao máximo os impactos ambientais, além de modificar atitudes e práticas pessoais, adotando posturas sustentáveis no trabalho”.

    Felipe apresentou Moção de Congratulação ao presidente do TRE, o desembargador João Maris Lós, durante a sessão desta terça-feira (23) da Assembleia Legislativa, parabenizando-o “pela atitude corajosa e de vanguarda”.

    O deputado ressaltou a importância do não uso de copos descartáveis como uma das posturas sustentáveis capazes de amenizar os impactos da poluição no meio ambiente. A iniciativa, segundo Felipe, “serve como exemplo para conscientizar a sociedade e ampliar a adesão”.

    “Um copo plástico é usado por cerca de 15 segundos, em média. É o tempo de tomar um cafezinho ou um pouco de água, de refrigerante. No entanto, na natureza, demora até 400 anos para se decompor. Entope bueiros, provoca alagamentos, dissemina doenças, causa mortandade de animais aquáticos ao ser confundido com alimento. É um mal da era moderna, da comodidade, que precisa ser abolido pelo bem da vida”, disse Felipe.

    Lei Sustentável

    Por ocasião da comemoração do Dia da Água (22/03), Felipe apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui a campanha de incentivo a não utilização de copos e xícaras de plástico em repartições públicas estaduais, como uma forma de amenizar os graves danos ambientais causados pelo descarte inapropriado do plástico.

    A campanha deverá ser desenvolvida em quatro etapas: preparação, motivação, divulgação, implantação e monitoramento. Na fase preparatória os coordenadores da campanha devem reunir dados gerais sobre o uso do material, os impactos ambientais, etc.

    Na fase seguinte, propõe trabalhar as dimensões emocionais e sensoriais incentivando os servidores a aderir a alternativas que substituam os copos e xícaras de plástico. Nessa etapa também será definido o calendário para implantação da campanha completa.

    O alerta vai para o fato de que, segundo pesquisas, o plástico quando exposto ao calor (em contato com bebidas quentes ou usado para aquecer comida no micro-ondas, por exemplo) libera substâncias tóxicas que podem desencadear uma série de doenças, como esterilidade masculina, diabetes, hiperatividade, câncer. Por essa razão é que o deputado propõe serem promotoras da campanha as Secretarias de Meio Ambiente e também de Saúde.

    Gabinete Sustentável

    A campanha começou no gabinete parlamentar, onde o deputado entregou aos colaboradores, uma garrafa de alumínio para água e xícaras de porcelana para o café.

    "Vamos fazer nossa parte, se cada um adotar essa postura, o problema se resolve de imediato. Mas a totalidade é difícil conseguir assim tão depressa. Então, se a maioria reduzir o uso, já será uma vitória importante. Vamos pensar que é nosso planeta, nossa casa que pede socorro. E a atitude de hoje favorece não apenas a nós, mas garante uma vida melhor para nossos netos e as gerações futuras", garante o deputado.

    O projeto foi apresentado em plenário e está na CCJR (Comissão de Constituição e Justiça) para apreciação.

    ASSECOM



    Imprimir