CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/03/2019

    Odontóloga da Cassems desmistifica boatos sobre a saúde bucal na primeira infância

    O programa de prevenção ‘Odontologia para Bebês’ do plano de saúde traz palestras sobre saúde bucal

    ©DIVULGAÇÃO
    No último dia 28 de fevereiro, a Caixa dos Servidores realizou mais uma edição do programa de prevenção “Odontologia para Bebês”, com palestra e atendimento odontólogo para bebês e crianças entre 0 e 5 anos. A fala da dentista aborda os cuidados com a boca antes da primeira dentição, hábitos nocivos e mitos a respeito da prevenção bucal. O encontro foi idealizado para levar conhecimento sobre a saúde bucal dos pequenos aos pais, para benefício da prevenção e manutenção dos dentes e gengivas das crianças.

    A odontóloga Heloísa Helena da Cunha afirma que a Cassems abraça as iniciativas em prevenção e no caso da odontologia para crianças, ela explica que quanto mais precoce for, melhor para os pequenos pacientes. “Assim, vamos prevenir não só um problema de cárie que é o mais popularmente conhecido, mas também podemos cuidar de hábitos nocivos, da interferência do freio lingual ou labial na amamentação. Quanto mais cedo a criança chegar, melhor será o tratamento”.
    ©DIVULGAÇÃO

    Heloísa Helena explica que existem muitos mitos à respeito da higiene bucal durante a infância que prejudicam os cuidados dos pais em procedimentos dentários. 

    “Temos que desmistificar que criança tem medo de dentista. Eu brinco dizendo que ele nem sabe o que é dente, então não vai ter medo de dentista. Segundo: que antibiótico ou qualquer outra medicação faz mal para os dentes. Não é verdade, pois o que faz mal para os dentes é a falta de higiene bucal. Terceiro: que a amamentação é “livre demanda até o quanto a mãe aguentar ou a criança quiser”: temos que entender que a partir do momento em que a criança tem dentes, a amamentação é complemento e não suporte nutricional.

    A beneficiária Nayane Vasques levou o seu filho, Leonardo, para receber informações e atendimento odontológico. Ela explica que o seu filho gosta de realizar os procedimentos de higiene bucal. “Acho muito interessante essa palestra, pois muita das vezes não sabemos como cuidar da primeira dentição e nos mostra como fazer a escovação, passar fio dental, pois muita das vezes a criança é resistente, esse acompanhamento ajuda a prevenir cáries e outros problemas”.

    O pequeno Gabriel foi até a Unidade Cassems acompanhar o programa de prevenção junto com a sua mãe, Vania Alice Cavalcante, beneficiária do plano de saúde e mãe de primeira viagem. “A palestra esclareceu muita coisa, até procedimentos que estávamos fazendo errado e agora vamos fazer certo. Com mais informações que a mídia nos traz e a tecnologia, a gente se preocupa mais cedo com os dentes. Quanto mais cedo a gente se preocupar, terão menos problemas, podendo ser evitadas possíveis complicações”.





    ASSECOM



    Imprimir