CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/02/2019

    Mato Grosso bate novo recorde na venda de soja para o exterior

    China é a principal compradora, mas ainda há desafios na logística 

    ©DIVULGAÇÃO
    O estado do Mato Grosso estabeleceu um novo recorde na venda de soja para o mercado exterior. O Ministério da Indústria e Comércio divulgou o balanço para o mês de dezembro de 2018, referentes à safra de 2017/2018. No ano passado, o estado acumulou um volume de 19,75 milhões de toneladas de soja enviados ao exterior. Para se ter uma ideia, quando comparamos esses números com 2017, houve um incremento de 9,63%. Com esse resultado, o setor atingiu um novo recorde na região. 

    Segundo o IMEA – Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, essa alta só foi possível por causa de alguns fatores. O primeiro deles é interno: a produção recorde da safra de 2017/2018. O segundo é externo e tem a ver com a alta demanda internacional, sobretudo da China. Os chineses aumentaram a procura de soja mato-grossense por causa dos impasses comerciais com os Estados Unidos, se tornando responsáveis por 63,50% do total de soja enviada para o exterior por meio da malha de transporte brasileira 

    O Instituto projeta uma exportação de 19,3 milhões de toneladas do grão de Mato Grosso, mas isso ainda depende dos rendimentos da safra de 2018/2019 e o comportamento do mercado externo. 

    De janeiro a agosto de 2018, o país exportou cerca de 50,9 milhões de toneladas do grão para a China, direcionando 80% do total da produção para o país asiático. Nos oito primeiros meses do ano passado, o país produziu 64,6 milhões de toneladas de soja, número recorde até então. No mesmo período de 2017, o número foi de 56,9 milhões de toneladas. Outro recorde foi atingido no final do ano, em que o saldo foi de quase 84 milhões de toneladas produzidas. O volume representou um aumento de 23,1%em relação a 2017. 

    A China foi a protagonista, já que os Estados Unidos chegaram a taxar a commodity em 25%. No final do ano houve uma trégua na guerra comercial entre os países, mas o fato é que os chineses procuraram outras opções para abastecer o mercado interno durante todo o ano de 2018. O país continua como o maior exportador mundial do grão, assim como ocorre com o café, que também teve aumento nas exportações. 

    A grande dificuldade do setor, tanto no mercado interno quanto para o exterior, é a cadeia logística do produto. O alto volume de produção e de distribuição desafia os modais brasileiros, bem como a qualidade das vias brasileiras. A escolha do melhor meio de transporte para enviar o grão ainda é um desafio para o mercado, além da falta de coordenação entre o que é enviado e o que pode ser recebido pelos portos, e as más condições das rodovias são alguns dos principais problemas enfrentados.



    Imprimir