CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/02/2019

    Deputado João Henrique Catan é eleito presidente da Comissão de Finanças e Orçamento

    O jovem deputado estadual estará à frente de um dos mais importantes colegiados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul 

    ©DIVULGAÇÃO/ALMS 
    O deputado estadual João Henrique (PR), o mais jovem parlamentar a ocupar hoje uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi eleito hoje (13) presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Considerado um das mais importantes do Poder Legislativo, o colegiado foi instalado durante reunião realizada nesta terça-feira, na Sala de Reuniões anexa ao Plenário Júlio Maia da ALMS. 

    A comissão liderada pelo deputado tem a competência de analisar os projetos que tratam de tributação, operações financeiras e orçamentárias, fundos econômicos, empréstimos públicos, isenções fiscais e das normas gerais de licitação do Poder Público. É responsabilidade do grupo analisar ainda as proposições de remuneração dos membros do Poder Legislativo, do governador, do vice-governador e dos secretários de Estado. 

    O parlamentar destacou que a condução dos trabalhos na comissão será orientada pela ética e responsabilidade com os recursos do povo sul-mato-grossense. João Henrique disse ainda que se sente honrado em ocupar a presidência de uma comissão tão importante para o Legislativo Estadual e assegurou que fará o seu melhor nesta atuação. “Assumimos aqui mais um compromisso com o povo do meu MS e vamos honrá-lo, colaborando de forma efetiva com a manutenção da saúde fiscal do nosso Estado, sempre atentos à correta aplicação da verba que pertence à população, proporcionando oportunidades e serviços públicos de qualidade”, acrescentou o presidente. 

    Além de João Henrique, compõem a Comissão de Finanças e Orçamento, como titulares, os deputados Eduardo Rocha (MDB), Lucas de Lima (SD), Marcio Fernandes (MDB) e Felipe Orro (PSDB). 

    Indicação para estudo sobre escoamento das águas em Paranaíba 

    No dia de hoje (12), o deputado João Henrique também participou ativamente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, solicitando à Mesa Diretora da Casa o envio de uma Indicação ao Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Murilo Zauith, pedindo um estudo técnico sobre o escoamento das águas das chuvas no município de Paranaíba, com o objetivo de diminuir os transtornos causados à população por conta do temporal que atingiu a cidade na tarde de ontem (11). 



    “Os moradores nos enviaram vídeos dos principais pontos alagados, como o Bairro de Lourdes, Santo Antônio, Clínica Eliza e o Centro. Ficamos assustados com o aumento do volume de águas do córrego Fazendinha. Os bombeiros atenderam algumas ocorrências, e por sorte ninguém se feriu ou ficou desabrigado, mas precisamos nos atentar a essa questão”, afirmou. 

    O deputado destacou ainda que as chuvas devem continuar essa semana e isso é um fator de grande preocupação, pois afeta diretamente os moradores e causa prejuízos aos mesmos. “Por todos esses motivos pedimos que os serviços de manutenção sejam intensificados na temporada de chuvas, além do estudo técnico voltado para a prevenção, para garantir a fluidez e o escoamento das águas pluviais nas galerias, reduzindo os riscos de alagamentos nessa região e minimizando os transtornos provocados pela chuva”, finalizou. 

    Perfil 

    João Henrique começou a trabalhar cedo, com apenas 14 anos, como menor aprendiz. Aos 19 anos foi para São Paulo cursar direito no Instituto Presbiteriano Mackenzie e hoje é advogado atuante e pós-graduando pela PUC-SP. Recentemente finalizou também um curso de Ciências Políticas em Yale, nos Estados Unidos. Em 2016 foi candidato a vereador pelo município de Campo Grande e obteve 2.629 votos, ficando como terceiro suplente do seu partido. Eleito a deputado estadual nas ultimas eleições, João Henrique Catan tomou posse do cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 01 de fevereiro de 2019. 

    ASSECOM



    Imprimir