CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/02/2019

    BATAGUASSU| Concessão de áreas no Polo Empresarial atrai investidores para o município

    Localização estratégica e disponibilização de incentivos fiscais potencializam procura por município

    DIVULGAÇÃO
    Fomentar a geração de emprego e renda e estimular a vinda de investidores para o município de Bataguassu é uma das estratégias utilizadas pela administração municipal com foco no desenvolvimento e crescimento local.

    Com a criação do Polo Empresarial em 2015, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente tem buscado atrair ainda mais empreendimentos de diversos segmentos da cadeia produtiva nos setores de comércio, indústria, agricultura, pecuária e serviços através do Programa de Desenvolvimento de Bataguassu (Prodebata), que tem como objetivo propor investimentos para o município e promover a criação de postos de trabalho.

    Conforme balanço da pasta, até o momento, quase todos os 60 lotes disponíveis para concessão de direito real de uso das áreas de aproximadamente 2 mil m² cada estão em fase análise para o posterior repasse as empresas.

    Já operam no local, a filial da empresa Benco Aço, que atua na comercialização de aços e telhas metálicas e oferta até o momento cinco empregos diretos.

    No ramo da hidroponia há 15 anos, o proprietário da horta Ouroeste, Rafael Torres, que chegou em Bataguassu em 2014 também aproveitou a oportunidade da cessão de áreas municipais e transferiu seu empreendimento de uma área locada para o Polo Empresarial.

    Segundo ele, já faz um ano que a horta funciona no novo espaço e que mantém sua produção de 200 sacolas/dia de hortaliças, abastecendo o mercado local e feiras livres; e empregando atualmente três pessoas no estabelecimento. 

    “Uma das propostas do Prodebata é justamente incentivar o deslocamento de empresas instaladas na área central e que pagam o aluguel dos seus espaços e trazê-los para se instalarem no Polo Empresarial e ter uma área própria cedida pela Prefeitura para darem sequência a seus investimentos”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente do município, Nilo José Perlin.

    Perlin lembra que outras empresas estão em fase de tramitação documental para etapa de instalação como a filial da Regenfer Oxicorte Plasma e Lazer, com previsão inicial de criação de 50 postos de empregos diretos; Fampav Concreteira (30 empregos diretos); Frigobata (50 empregos diretos), Serpentuário Garvil (10 empregos diretos), Araujo Pescados (50 empregos diretos) e Concrevit (15 empregos diretos).

    No Distrito de Nova Porto XV, está em processo de licitação a concessão de direito de uso real de um terreno para a instalação de uma empresa de esquadrias de alumínio que irá gerar 10 empregos diretos além do Frigorífico Best Fish Nova Porto XV, que tem a expectativa de gerar 15 empregos diretos e que também está em fase de implantação. 

    Na análise do prefeito do município, Pedro Arlei Caravina, a atual administração municipal tem colhido frutos plantados nos últimos sete anos.

    Ele avalia que apesar da logística favorável, já que o município fica localizado em um importante corredor rodoviário às margens da BR-267 e próximo à divisa com Estado de São Paulo, foi necessário viabilizar investimentos principalmente na área de infraestrutura para organizar a cidade e fazer com que o município pudesse atrair investidores. “O momento é de franco desenvolvimento. As obras executadas (pavimentações, recapeamentos, ampliação e estruturação dos equipamentos de saúde, educação, cultura, lazer) dentro de um planejamento ordenado deram uma cara nova a cidade. Tivemos que pensar na frente, possibilitando melhorias para que pudéssemos hoje apresentar uma Bataguassu mais atrativa”, destacou o gestor, que é presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

    O prefeito salienta que a destinação das áreas do Polo Empresarial além das facilidades oferecidas como incentivos fiscais do município e do Estado; e abatimento de impostos também tem atraído os empresários.

    Ele cita ainda que mesmo contando com grandes industrias geradoras de muitos empregos como Frigorífico Marfrig, Regina Festas e Regional Telhas, a ideia é apoiar empresas de pequeno e médio porte a se fortalecerem no mercado local. “Estamos pensando em uma Bataguassu para o futuro, uma cidade que possa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e humano; e a melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza.

    SERVIÇO

    Mais informações sobre a concessão de áreas no Polo Empresarial podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente localizada na rua Amazonas, 135, no bairro Jardim Santa Luzia. 




    Por: Bianca Lima


    Imprimir