CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/12/2018

    Cassems realiza oficina de arteterapia para mulheres em tratamento contra o câncer

    ©Messias Ferreira
    Mulheres que estão em tratamento contra o câncer participam de mais uma oficina de arteterapia, realizada pela Cassems, na manhã da próxima quarta-feira (05), na Clínica da Família. O objetivo da ação é promover a socialização, autoestima e despertar novas habilidades.

    A terapeuta ocupacional Elizângela de Carvalho Silva ressalta a importância de atividades que despertem sentimentos positivos nas pacientes. Para a terapeuta, o propósito é tirar o foco da dificuldade ocasionada pela doença. “É uma forma de descontraírem, elas chegam desmotivadas e saem com a certeza de que podem muito mais”.

    A paciente Maria Rosa Paulino de Souza está em tratamento no Hospital da Cassems e participou da oficina de arteterapia. “Eu fiz uma caixinha que vou reproduzir em casa para presentear as pessoas que me ajudam no tratamento”. Maria Rosa explica que possui apoio familiar, mas sente falta de pessoas que entendem a sua terapia. “Esses encontros engrandecem e fortalecem, faz com que a gente se sinta mais leve pois temos a oportunidade de conviver com outras pessoas que passaram pelo que eu estou passando”.

    A coordenadora da Assistência Social na Cassems, Solene Lopes, aponta que as ações realizadas para pacientes da oncologia são feitas mensalmente com cerca de 30 a 40 pacientes com câncer de mama. “Tudo o que estamos desenvolvendo é de acordo com as sugestões delas. Tivemos uma roda de conversa e as maiores necessidades era a nutrição e a recreação, então fizemos a Cozinha Experimental, e a arteterapia. ”

    ASSECOM


    Imprimir