CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/10/2018

    CAARAPÓ| TRE marca para 25 de novembro nova eleição para prefeito

    Mário Valério e Martin de Araújo tiveram a cassação decretada pelo TSE sob acusação de abuso de poder econômico

    TRE confirmou calendário eleitoral para eleição extraordinária em Caarapó ©Divulgação 
    O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aprovou em sessão plenária na tarde desta terça-feira (9) resolução que estabelece o calendário eleitoral para realização de eleições suplementares em Caarapó –a 283 km de Campo Grande–, decorrentes da cassação do prefeito Mário Valério (PR) e de seu vice, Martin de Araújo (DEM), eleitos em 2016.

    A resolução 639 fixa o dia 25 de novembro para realização da votação e determina também instruções e o calendário eleitoral. A chapa havia vencido o pleito com 9.718 votos. O processo eletivo extraordinária ocorrerá em meio ao segundo turno das eleições deste ano.

    Pelo calendário, partidos e coligações terá entre os dias 15 e 21 de outubro para realizarem suas convenções, com o registro de candidaturas sendo autorizado até 25 de outubro. A propaganda eleitoral será realizada entre os dias 26 de outubro e 24 de novembro, com a vocação ocorrendo no dia 25. Com isso, serão 42 dias entre a data inicial das convenções e a votação, e 66 dias até a diplomação.

    A cassação foi decretada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 28 de agosto, restabelecendo os efeitos de decisão expedida em dezembro de 2016 pela juíza eleitoral Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, da 28ª Zona Eleitoral –revertida no TRE.

    Valério e Araújo foram acusados de abuso de poder econômico, por meio da distribuição de combustíveis para eleitores participarem de uma carreata, e uso de indevido dos meios de comunicação na eleição. Prefeito e vice anunciaram que entrariam com recurso da decisão.



    Por: Humberto Marques


    Imprimir