CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/10/2018

    BATAGUASSU| Inaugurado Centro de Diagnóstico por Imagem “Neuza Barbosa da Silva Mendonça”

    ©Micael Nunes
    Unidade voltada ao diagnóstico por imagem é a 7ª do Estado a entrar em operação e atenderá além de Bataguassu pacientes de Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Brasilândia e Debrasa

    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, às 10h30 (horário de Brasília), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem “Neuza Barbosa da Silva Mendonça”. Com a obra, o município passa a ofertar a especialidade de tomografia computadorizada de forma gratuita a população.
    ©Micael Nunes
    Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB); o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra; o juiz da Vara do Trabalho de Bataguassu, Antonio Arraes Avelino; a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso; o vereador Dennis Thomazini, no ato, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Carlos da Fonseca, além dos prefeitos de Brasilândia, Antônio de Pádua e de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno entre outras autoridades municipais.

    Emocionada, Maria Angélica agradeceu o empenho da administração municipal para realizar a construção do Centro de Diagnóstico por Imagem e destacou a importância das parcerias para que o “sonho fosse concretizado”. “Hoje é um dia de enorme alegria e de muito orgulho para a cidade de Bataguassu e região. Com o nosso Centro de Diagnóstico por Imagem vamos disponibilizar inicialmente o serviço de Tomografia, com objetivo de melhor atender a comunidade de Bataguassu e de demais municípios da região”, disse.

    A titular da pasta lembra que o tomógrafo oportuniza exames da mais alta tecnologia e vai sanar a demora no diagnóstico dos pacientes. “É mais um aparato na área da saúde que teremos para atender melhor nossa população”.

    O juiz da Vara do Trabalho de Bataguassu, Antonio Arraes Avelino, responsável pela destinação de R$ 1 milhão para aquisição do tomógrafo também salientou que o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem é um sonho coletivo baseado na união de interesses e que deu certo devido às parcerias.

    Avelino lembrou que o recurso recebido de uma empresa de Anaurilândia culminará com o atendimento não só da população de Bataguassu, mas também de demais municípios que fazem parte da jurisdição da Vara do Trabalho (Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Brasilândia e Debrasa).

    O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra salientou que Bataguassu é um caso de sucesso e que cabe a esfera estadual apoiar projetos dessa magnitude. “Os investimentos em saúde pública são sempre bem vindos, principalmente porque a população é a maior beneficiada”, considerou.

    Em seu pronunciamento, Caravina enfatizou a importância da união dos municípios da região em busca da resolução das demandas com a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e voltou a reafirmar o seu compromisso e dedicação como gestor público com a área da saúde.
    ©Micael Nunes
    O prefeito disse que existem apenas sete Centros de Diagnóstico por Imagem no Estado (com o investimento entregue em Bataguassu) e destacou o apoio do Governo do Estado à área da saúde com a realização da Caravana da Saúde, que sanou a fila de diversas especialidades em todo Estados além da disponibilização de equipamentos e recursos revertidos aos municípios.

    Na oportunidade, houve a entrega de instrumentais destinados pelo Governo do Estado em atendimento ao Pronto Socorro Municipal. Medicamentos e materiais médico hospitalares para a Santa Casa em auxílio ao mutirão de cirurgias eletivas que serão desenvolvidas durante este mês de outubro através do Programa Bataguassu Saúde em Dia também foram entregues na data. 

    OBRA

    Iniciada em novembro do ano passado, a obra orçada em R$ 293.145,47 mil em recursos próprios fica localizada na rua Rondon (ao lado do Pronto Socorro Municipal) e possui 189,77 metros quadrados compreendidos por sala de comando, sala de exames, sala de contraste, copa, recepção, arquivo, banheiros com acessibilidade e vestiários. 

    HOMENAGEM

    Através da Lei Municipal 2.508, de 21 de junho de 2018, o Centro de Diagnóstico por Imagem recebeu nome de “Neuza Barbosa da Silva Mendonça” por meio do Projeto de Lei de autoria do vereador Dennis Thomazini (PTB) em homenagem a enfermeira Neuza Barbosa da Silva Mendonça, servidora da Santa Casa falecida em um acidente de trânsito em 2007 durante o transporte de um paciente.

    Durante a solenidade, os familiares da homenageada – o esposo Claudio, as filhas Mayra e Bárbara assim com os pais estiveram presentes e receberam uma placa pelos relevantes serviços prestados por Neuza à comunidade de Bataguassu no exercício da enfermagem.

    Na oportunidade, o juiz da Vara do Trabalho de Bataguassu, Antonio Arraes Avelino também foi homenageado.




    ASSECOM


    Imprimir