CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    24/09/2018

    TRÊS LAGOAS| Ações do programa “Saúde na Comunidade” são levadas às famílias do Jupiá

    Houve a participação de equipes da Saúde, Assistência Social, Hospital Auxiliadora, SEJUVEL e Rede Feminina de Combate ao Câncer

    ©Divulgação 
    O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, acompanhado da secretária de Saúde, Angelina Zuque, esteve na Quadra Poliesportiva do Jupiá, onde participou da solenidade de abertura das primeiras ações do programa “Saúde na Comunidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã de sábado (22).

    O evento, que também contou com a presença de equipes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vila Piloto (SMAS), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Secretaria de Esportes Juventude e Lazer (SEJUVEL) e Rede Feminina de Combate ao Câncer, foi abrilhantado com apresentações musicais da Banda Marcial Cristo Redentor, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias.
    ©Divulgação
    Estiveram também prestigiando o evento: vereador Antonio Rialino; diretora geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, junto com o diretor administrativo Marco Calderon e da diretora de Qualidade, Daniela Mekaro; o presidente da Associação de Moradores do Jupiá, Samuel Hoda; presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ivanir Batista; coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – ESF Jupiá, Rafaela Furtado; e a responsável pelo Setor de Humanização da Saúde, palestrante motivadora, Crislaine Calanca.
    ©Divulgação
    Coube às equipes da SMS, mostrar e oferecer suas respectivas ações específicas, como: o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, na vacina antirrábica de cães e gatos; Coordenação de Endemias com orientações sobre vetores e perigos dos animais peçonhentos; Coordenação de Saúde Bucal, na prevenção de doenças e higienização da boca, escovódromo e distribuição de material educativo às crianças; Programa Municipal IST/AIDS- HV, também com orientações preventivas e testes rápidos de AIDS e Hepatites Virais; e a equipe da ESF Jupiá com exames de aferição de pressão arterial e testes de índices de glicemia.

    As equipes da SEJUVEL marcaram presença, animando a garotada com brinquedos e recreação e a equipe do CRAS Vila Piloto orientou as famílias quanto aos benefícios sociais a que têm direito, especialmente o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a obrigação de manter atualizado o cadastro das famílias no CadÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal.

    Por sua vez, coube ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora a apresentação do projeto “Música no Hospital”, que tem entre os participantes, os filhos e filhas das famílias dos funcionários e funcionárias da entidade.

    Como ressaltou a Irmã Aurélia, esse projeto “também surgiu, em fevereiro de 2017, com objetivos de promoção e prevenção da Saúde, porque a música educa e disciplina as pessoas”, disse.

    IMPORTÂNCIA DO EVENTO

    Ao destacar a importância do evento para a população, o prefeito Angelo Guerreiro comentou: “Não basta os nossos profissionais (servidores) terem boa vontade e dedicação no que fazem. A comunidade também precisa ser mais participativa”, disse.

    Por outro lado, como também observou o prefeito de Três Lagoas, “isto pode ser um bom sinal de que as pessoas estão bem de saúde e não precisam destas ações”. No entanto, “todos sabemos o quanto é importante cuidar da saúde, porque cuidar da saúde é cuidar das pessoas e para isso, continuaremos trabalhando para oferecer o melhor”, concluiu Ângelo Guerreiro.

    Ao agradecer a presença, “parcerias” e a participação das equipes da Saúde, Assistência Social, Esportes e Lazer, Hospital Auxiliadora e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a secretária Angelina Zuque explicou que, “Saúde na Comunidade” são ações de promoção e prevenção, “especialmente destinadas às famílias que não têm condições de procurar nossos serviços durante a semana”, lembrou.

    “Com ações de promoção e prevenção não teremos tantas doenças”, ressaltou Angelina Zuque.

    ASSECOM


    Imprimir