CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/09/2018

    Lei que institui o Dia Municipal de Conscientização de Doação do Cordão Umbilical é aprovada

    ©Divulgação
    Foi aprovado em 2ª discussão e votação, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande (25), o Projeto de Lei nº 8.891 /18 que “institui o Dia Municipal da Conscientização de Doação do Cordão Umbilical”, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB). A data deverá ser comemorada anualmente no dia 8 de outubro, com o objetivo de estimular a doação.

    A intenção é esclarecer e oferecer uma alternativa para complementar o baixo número de transplantes de medula óssea realizados no Brasil, que decorre de duas principais limitações: o alto custo do procedimento e a baixa disponibilidade de doadores. A instituição de um evento para mobilização e informação da sociedade, por meio dos gestores da Saúde Municipal, das Associações Científicas, da sociedade em geral e dos interessados da área, favorecerá o aparecimento de novos doadores.

    “Este projeto de lei visa, diante da possibilidade de auxiliar a salvar vidas, um dia dedicado a esclarecer sobre as benesses deste tipo de doação. Com uma campanha neste dia comemorativo, esclarecendo as dúvidas, em especial que este procedimento não oferece qualquer risco tanto para a mãe quanto para o bebê. Embora atualmente tanto a placenta quanto o sangue armazenado nela, tem sido tratado como lixo”, detalha o projeto. 

    ASSECOM


    Imprimir