CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/09/2018

    Começa hoje curso para apadrinhamento de crianças acolhidas

    ©Divulgação
    Começa nesta quarta-feira (12), a partir das 19h30, uma nova turma do Curso Preparatório para Apadrinhamento. A capacitação é aberta a todos interessados em apadrinhar crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento.

    O apadrinhamento é uma forma de garantir aos jovens e crianças institucionalizados uma oportunidade de conviver em família e estabelecer vínculos afetivos enquanto aguardam pela adoção ou até mesmo a reinserção em sua família de origem.

    Todos os interessados devem participar da capacitação, que é o primeiro passo para fazer parte do projeto. Para ser padrinho não importa cor, posição social, religião ou preferência política: vale o amor e a boa vontade. 

    Mas, como se trata de um público em situação de vulnerabilidade, a Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso realiza ao longo do curso um treinamento com diversos aspectos envolvidos nessa ação social.

    Na primeira noite será apresentado um vídeo do Projeto Padrinho e a fala inicial será comandada pela servidora Andréa Espíndola Alvarenga Cardozo, responsável pelo projeto, que trará também alguns depoimentos de participantes. 

    Ainda na primeira noite, a juíza Katy Braun do Prado, da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, abordará os aspectos jurídicos do apadrinhamento, e os aspectos psicológicos cognitivos e desenvolvimento dos adolescentes serão abordados por Lucas Henrique Rosa da Silva.

    Na quinta-feira (13), a capacitação continua com uma palestra sobre o rompimento e a construção de novos vínculos afetivos, tema abordado por Jaqueline Martini. A coordenadora do Projeto Padrinho virá a seguir para falar sobre o projeto de vida e desligamento da instituição e apresentar o vídeo Perfil do adolescente.

    Na sexta-feira (14), as expectativas dos padrinhos com o padrinhamento estarão em foco com a discussão da construção do vínculo: comunicação, limites e regras de convivência, com Liene Viração Morais. Para encerrar, os participantes falarão sobre os papeis sociais no apadrinhamento e farão uma dinâmica com zumba.

    O curso é gratuito, aberto aos maiores de 18 anos, com início todas as noites às 19h30, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande.

    Serviço

    Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Adoção do Fórum, situado na Rua da Paz, 14, e pelos telefones 3317-3512, 3317-3548 e 3317-3551.

    ASSECOM


    Imprimir