CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/09/2018

    Cassems realiza ‘6º Encontro das Nutricionistas’ em Campo Grande

    ©Messias Ferreira
    As nutricionistas da Caixa dos Servidores participaram, nesta sexta-feira (31), da sexta edição do “Encontro das Nutricionistas do Programa de Nutrição Preventiva (Pronutri)”. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e contribuir com o crescimento profissional das nutricionistas que atuam tanto na Capital, quanto no interior do Estado. Durante todo o dia, as profissionais participaram de palestras e aulas práticas tendo sempre como foco despertar nos beneficiários o interesse por uma alimentação mais saudável, gerando assim, mais qualidade e vida.

    Para a nutricionista e coordenadora do Programa de Nutrição Preventiva da Cassems (Pronutri), Eliana Dias, o encontro busca a reciclagem e a integração entre as profissionais. “Esse evento acontece para que as nutricionistas possam se reciclar e também interagir entre elas. Nesta edição, nós trouxemos uma profissional de fora que vai falar sobre um tema atual. No encontro, a gente também integra as nutricionistas da Capital e do interior, além de traçar novas metas para o Pronutri”, afirma.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta que o mote do trabalho do Pronutri é a medicina preventiva. “A gente faz esse encontro todo ano com todas as nutricionistas credenciadas do Estado. O Pronutri existe como uma linha de cuidado para que os pacientes não adoeçam, ou para aqueles que têm algum problema partirem também partirem para a prevenção. Essa linha de cuidado tem uma rede ampla de nutricionistas credenciadas. Em Campo Grande e Dourados nós temos a Cozinha Experimental, que busca despertar o interesse por uma alimentação mais saudável, gerando assim, maior qualidade de vida”, aponta.

    O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que a Nutrição é um dos pilares para esse modelo de Medicina preventiva o qual a Cassems investe. “Esse trabalho é muito importante porque as nutricionistas têm um papel fundamental nesse modelo de saúde que nós queremos construir para todos nós servidores públicos e para os nossos familiares. É um modelo integrado, onde a qualidade de vida é o nosso objetivo maior e nós precisamos de um trabalho muito importante de reeducação alimentar e de orientação aos nossos beneficiários, de qual é a melhor forma de alimentação para cada um de nós. Junto com a atividade física, com acompanhamento médico, um acompanhamento multiprofissional, esse modelo será capaz de construir para todos uma vida longa e com melhor qualidade. Então, um dia como esse, de aperfeiçoamento e de troca de experiências, é fundamental para que a gente a gente atinja todos esses objetivos”, pontua.

    A nutricionista Roberta Lara foi a palestrante convidada desta edição. Responsável pelo Instituto de Nutrição Roberta Lara, a nutricionista conta que ficou impressionada com a estrutura que a Cassems oferece aos seus beneficiários.

    “Eu estou muito feliz pelo convite porque não conhecia Mato Grosso do Sul. Para mim, como nutricionista, trazer experiência de fora, uma experiência bem sucedida, mas mostrar ao pessoal as dificuldades que a gente teve ou ainda têm, é uma troca de experiência muito grande. Eu fiquei extasiada com a qualidade dos serviços oferecidos pela Cassems. Eu conheci o Hospital, o Centro de Prevenção e o trabalho é muito integrado, é um trabalho de ponta. Eu estou levando para São Paulo o que vi aqui”, destaca.

    A nutricionista também salienta que, ao investir em prevenção, a Caixa dos Servidores está na vanguarda da Medicina. “Desde a minha formação, eu trabalho com medicina preventiva. São trinta anos de atividade profissional sempre focando na prevenção. A base do trabalho do meu instituto é a prevenção. É um espaço gourmet com proposta de trabalho, não só preventivo, mas também para as pessoas que estão em tratamento. Às vezes, as pessoas acham que ao apresentar certas patologias vai ficar sem paladar. A gente tem mil artifícios e ferramentas para oferecer uma qualidade nutricional bacana. É uma experiência que dá muito certo e é o futuro da Medicina, principalmente para os planos de saúde. Se todos os planos de saúde entenderem a importância da prevenção, como a Cassems entende, o quanto a gente reduz custos com a prevenção, vai ser perfeito”, finaliza.

    ASSECOM


    Imprimir