CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/08/2018

    TRÊS LAGOAS| Diretoria de Agronegócio leva produtores rurais do Pontal do Faia para visita técnica em cooperativa de ovos em Terenos

    Objetivo da visita é transmitir conhecimento aos produtores que estão planejando criar uma cooperativa de ovos no Assentamento

    Divulgação
    A diretoria de agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) esteve em Terenos, juntamente com 15 produtores rurais do Assentamento Pontal do Faia, onde fizeram uma visita técnica à Cooperativa Agrícola Mista Várzea Alegre (CAMVA).

    Essa visita faz parte da continuidade do projeto da criação de uma associação de produção de ovos que será implantado no Assentamento, iniciado pelas esposas dos produtores, sendo uma associação formada 100% por mulheres.
    Divulgação
    Na oportunidade, os visitantes conheceram o entreposto de ovos, a fábrica de ração da própria CAMVA e a granja de um produtor rural associado, que vende o alimento à cooperativa.

    Eles ainda receberam uma palestra pelo presidente da CAMVA, Reinaldo Issao Kurokawa, que fez um breve relato sobre a história da cooperativa, explicou sobre os procedimentos desde a produção à distribuição e, ainda, reforçou a importância do cooperativismo e união entre os produtores para o sucesso do projeto.

    Para o coordenador geral de gestão de políticas públicas do agronegócio, Célio Lopes de Barros, a visita foi a oportunidade ideal para dar início ao projeto das mulheres do Pontal do Faia.
    Divulgação
    “Além de ver de perto o ritmo de produção e trabalho de uma cooperativa, nossos produtores tiveram o conhecimento de tudo que envolve essa área, desde a criação e alimentação das aves até o produto chegar à mesa do consumidor. Outro ponto que merece agradecimento é a receptividade e atenção com que o presidente Issao nos atendeu, mostrando-se disposto a colaborar com a realização do sonho desses produtores. Gratidão”, disse Célio.

    Sônia Maria Nogueira Pinto, uma das associadas, ficou muito feliz com tudo que aprendeu nesta visita. “A gente precisava mesmo ver de perto todo processo para poder fazer certo. Este aprendizado nos motivou e vai dar força ao nosso projeto. Agradeço ao prefeito Angelo Guerreiro e à equipe do agronegócio que está dando todo o suporte e incentivo para implantarmos nossa associação de ovos caipiras e coloniais”, frisou a produtora.

    A veterinária da SEMEA, Andréia Santana, também acompanhou o grupo e já pensa nos próximos passos da associação. “Com todo o conhecimento obtido, agora é hora de montar o projeto arquitetônico, buscar parceiros e, em seguida, elas iniciarem a criação das galinhas. A diretoria de agronegócio vai contribuir com todo suporte técnico, incentivando o objetivo dos moradores do Pontal do Faia e, reforçando a agricultura familiar no Município”, conclui Andréia

    SOBRE A CAMVA

    A Cooperativa Agrícola Mista Várzea Alegre foi fundada em 1962 por produtores rurais, recém-chegados à região de Terenos. Formaram uma associação e deram início à criação de galinhas e venda dos ovos. Com o tempo, a demanda foi crescendo e a estrutura sendo ampliada.

    Logo, planejaram a fábrica de ração para reduzir despesas com este suprimento para aves. Hoje, o Entreposto é totalmente mecanizado, conta com 183 funcionários e produz uma média de 750 mil ovos por dia. Essa produção conta com 26 produtores rurais e é distribuída em cinco estados, sendo Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
    Divulgação

    ASSECOM


    Imprimir