CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/08/2018

    Três dicas simples para o Dia Nacional da Saúde

    diretora médica do CIES, Mary Simono
    Para marcar o Dia Nacional da Saúde, celebrado no dia 5 de agosto, o CIES Global apresenta dicas para melhorar a qualidade de vida de forma simples e acessível.

    A diretora médica do CIES, Mary Simono, explica como a atenção a alguns hábitos podem evitar doenças responsáveis pela perda da qualidade de vida e alto volume de mortes em todo o mundo. Os problemas mais comuns são hipertensão, diabetes, infartos e acidentes vasculares cerebrais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

    “Dois grandes desafios no que se refere à Saúde Pública são o acesso e orientação. No caso do acesso, sabemos que nem todas as pessoas conseguem arcar com os custos que uma vida mais saudável pode exigir. O segundo problema diz respeito à falta de informações que as pessoas têm sobre a importância de manter os hábitos que previnem as doenças”, explica Dra. Mary.

    Veja abaixo as três dicas que a médica separou para o Dia Nacional da Saúde:

    Dica 1: Ter uma alimentação saudável

    Somos o que comemos. Manter uma alimentação saudável pode ser mais acessível que imaginamos, temos opções simples e gostosas, como ovos, frangos e verduras, por exemplo. Priorizando proteínas com pouca gordura e carboidratos complexos como batata ao invés de farinha branca.

    Dica 2: Praticar atividade física

    Mesmo quem não gosta ou não pode pagar uma academia deve manter a prática de exercícios. E isso está ao alcance de todos. Pode ser uma corrida no parque ou caminhada pelas ruas do bairro. Atividade física é essencial, uma caminhada de 40 minutos já garante uma saúde física e mental mínima. Começar com 20 minutos três vezes por semana é melhor do que ficar parado. 

    Dica 3: Ir ao médico mesmo sem estar doente

    Um grande erro é procurar o médico quando já está com sintomas. É importante manter uma agenda periódica de consultas, seja via plano de saúde, para quem possui, ou pelo atendimento público iniciado nas Unidade Básicas de Saúde. Quanto antes soubermos de um problema no organismo, mais fácil para reverter ou controlar.

    Fazer um check-up, eventualmente, é o início para termos uma visão geral de onde precisamos melhorar para termos qualidade de vida futura.

    Atentando-se a essas três dicas, reduzimos as chances de doenças comuns e que reduzem a nossa qualidade de vida.

    Sobre CIES Global

    Criado em 2008, o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é uma organização inovadora de saúde integrada à educação, destinada à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades que já atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernest Young Terco em 2011. www.ciesglobal.org.




    Imprimir