CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/08/2018

    PONTA PORÃ| Marcando a semana de comemorações ao Dia do Soldado

    Palestra sobre Duque de Caxias e a Guerra do Paraguai é realizada no auditório do 11 RC MEC 

    ©Divulgação 
    Professor Yhulds Bueno que vem realizando pesquisas relacionadas a fatos históricos regionais, nacionais e internacionais publicando artigos sobre eventos históricos que marcaram a região fronteiriça, ministrou palestra na unidade militar na quinta-feira 23/08/18. Durante a palestra vários pontos foram abordados, seguido de exposições de cópias de mapas e documentos anteriores, posteriores a guerra com visões territoriais de todos os países que se envolveu no conflito. 
    ©Divulgação
    Após a palestra seguiu a mesa de perguntas sobre a guerra pelos militares presentes no evento, muitos questionamentos e troca de saberes, finalizando com a entrega de um certificado e uma lembrança ofertada pela unidade entregue pelo Comandante Tenente Coronel Carlos Andre Maciel Levy. 

    O convite para a realização da palestra partiu do interesse do Comando do Estado Maior do Regimento na pessoa do Comandante Tenente Coronel Carlos Andre Maciel Levy, com objetivo de proporcionar novos conhecimentos aos já existentes. O comandante que já está organizando as ações para preparar as comemorações sobre o centenário do 11 RC MEC. Que ocorrerá em 2019, no qual o prof Yhulds Bueno será um dos colaboradores fazendo parte deste projeto que marcará a história do 11RC MEC. 
    ©Divulgação 
    O tema proposto para palestra a ser abordado foi DUQUE DE CAXIAS E A GUERRA DO PARAGUAI, que tem correlação ao tema de pesquisa do professor Yhulds para sua dissertação do mestrado PPGDRS/UEMS - POLO PONTA PORÃ. Professor tem como objeto de pesquisa de mestrado: A GUERRA DO PARAGUAI CONFLITO ARMADO NOS LIMITES TERRITORIAIS. A pesquisa tem como foco principal em realizar uma discussão teórica sobre a guerra do Paraguai em uma nova perspectiva, as causas por uma interpretação territorial e de relações internacionais que motivaram o conflito que marcou América do Sul no século XIX. 

    Para fundamentação o professor Yhulds Bueno, usará a várias referências bibliográficas e documentais, mas a cartografia será o ponto principal, pois se observa o interesse na demarcação de limites de fronteira anteriores ao conflito, o ponto motivador somado ao de interesses de conquistas territoriais.

    ASSECOM


    Imprimir