CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/08/2018

    COSTA RICA| Evento no município terá palestra do presidenciável Álvaro Dias e nova audiência pública sobre a exploração do gás de xisto

    Tríplice Fronteira é o território da região do Centro-Oeste do Brasil que engloba cidades do norte de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e sudeste de Mato Grosso


    Em 2018, a cidade de Costa Rica-MS vai sediar o 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, um dos maiores eventos sociopolíticos da região, que contará com palestra do candidato a presidente da República, Álvaro Dias (PODEMOS), no próximo dia 29 de agosto.

    Também integra a programação do circuito uma audiência pública, na noite do dia 28 de agosto, para discutir e debater a exploração do gás de xisto nos municípios da região, com a presença confirmada de um especialista no assunto: o doutor em planejamento energético, Silvio Jablonski, representante da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

    A palestra de Álvaro Dias está marcada para começar às 9h de quarta-feira (29/08), com o tema “Refundação da República”. O palestrante tem 73 anos, atualmente é senador da República pelo Paraná e já ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, além de governador do Paraná. Em 2018, é a primeira vez que ele disputa as eleições para presidente do Brasil.

    Já a audiência pública começa às 19h de terça-feira (28/08) e vai discutir a exploração do gás de xisto nos municípios da Tríplice Fronteira, região do Centro-Oeste do Brasil que engloba cidades do norte de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e sudeste de Mato Grosso. O objetivo é debater com profundidade os aspectos positivos e negativos da extração do gás, potencialmente explorável no subsolo dos três estados.

    O gás de xisto é explorado nos Estados Unidos desde o começo do século XXI, onde é utilizado como fonte de geração de energia elétrica para indústrias e residências. No Brasil, embora ainda não exista nenhum poço perfurado para extração do combustível fóssil, a ANP está leiloando o subsolo de diversos estados brasileiros, inclusive de Costa Rica, com potencial para exploração do recurso natural. Isso evidencia que o Brasil pode, em breve, iniciar as atividades extrativas do gás.


    Ambientalistas alertam que o processo de remoção do gás de xisto de rochas subterrâneas polui o solo e os lençóis freáticos. Já a indústria extratora e setores ligados ao Governo Federal alegam que o método de extração é seguro e não representa riscos ao meio ambiente.

    O 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira vai reunir lideranças políticas, empresários, produtores rurais, universitários, professores, advogados, membros do Judiciário e do Ministério Público, além de outros representantes da sociedade civil organizada dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

    Qualquer pessoa pode participar do circuito, gratuitamente, pois a entrada é franca! Apenas os interessados na obtenção de certificado de participação no evento terão que arcar com uma taxa de R$ 150 e devem se inscrever antecipadamente por meio do telefone (67) 3029-0856.

    O 3º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira é um evento promovido pela Câmara de Vereadores de Costa Rica, em parceria com o Executivo costarriquense e a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), e vai acontecer no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho” (Conviver), localizado na rua João Raimundo Justino, n° 396, bairro Sonho Meu II. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3247-1254.

    ASSECOM


    Imprimir